Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 16 de Novembro de 2005 às 07:57

    Imprimir


O governo da China disse que vai vacinar todas as aves domésticas que existem no país – um total estimado em 14 bilhões de frangos e outros animais – a fim de conter a gripe aviária.

O mais alto funcionário do governo chinês para assuntos veterinários, Jia Youling, disse que o custo da vacinação vai ser arcado pelos cofres públicos.

A decisão foi anunciada após a divulgação de que novos surtos de gripe aviária foram confirmados em várias partes do país.

Até agora, não foram confirmados casos de pessoas que contraíram a doença na China, ainda que vários estejam sendo investigados.

Cem milhões por dia

A variação mortal do vírus da gripe aviária – conhecida como H5N1 – já matou mais de 60 pessoas no sudeste da Ásia desde 2003.

Jia fez o anúncio durante um fórum na internet em que respondia perguntas sobre a situação da gripe aviária na China.

A China está no momento produzindo 100 milhões de doses de vacinas contra a gripe aviária por dia, mas o Ministério da Agricultura diz que algumas áreas estão enfrentando escassez do produto.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse ter sido comunicada pelo governo chinês que dois novos surtos de gripe aviária entre frangos foram encontrados na província de Xinjiang, no extremo oeste do país, no dia 9 de novembro.

Mais de 300 mil aves foram eliminadas na província, segundo a OMS.

A organização também está investigando a possibilidade de que quatro pessoas tenham sido infectadas com o vírus na província de Hunan.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335816/visualizar/