Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 02 de Junho de 2005 às 13:38
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Uma quadrilha que atuava há 14 anos no Mato Grosso fraudando autorizações para exploração de madeira foi desmantelada hoje (2) pela Polícia Federal na Operação Curupira. Após nove meses de investigações, a Justiça decretou a prisão temporária de 124 envolvidos, acusados de retirar ilegalmente quase 2 milhões de metros cúbicos de madeira, o equivalente a 76 mil caminhões que, enfileirados, cobririam a distância entre o Rio de Janeiro e Brasília.

Até agora, 74 pessoas foram presas no Mato Grosso. Cerca de 431 empresas fantasmas atuavam no estado. No total de envolvidos, 42 são empresários e 47 são servidores do Instituto Brasileiro de Meio ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), dos quais 39 de carreira e os demais em cargos de comissão.

O Diário Oficial da União de hoje publicou a exoneração desses cargos em comissão e do gerente executivo do Ibama em Mato Grosso, Hugo José Werle. Um dos diretores do Ibama no Distrito Federal, Antonio Carlos Hummel, já tem mandado de prisão expedido e está sendo procurado pela polícia.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou, em entrevista coletiva junto com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, em Brasília, que o Ibama do Mato Grosso estará sob intervenção por 60 dias e já tem uma equipe substituta nomeada. O fornecimento de novas Autorizações de Transportes de Produtos Florestais também está suspenso por 30 dias no estado e todos os servidores que operavam o sistema de controle estão descredenciados.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336399/visualizar/