Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 31 de Maio de 2005 às 13:24

    Imprimir


Mato Grosso é pioneiro na criação e implementação de programas que desenvolvem a regionalização do turismo no Brasil. O modelo de ecoturismo implantado na região do médio e baixo Araguaia, no Sul de Mato Grosso, será apresentado no 1º Salão de Turismo Roteiro Brasil, em São Paulo, nesta quinta-feira (02/06).

Há dois anos, o Programa Nacional do Meio Ambiente II (PNMA), financiado pelo Banco Mundial e desenvolvido em parceria entre os governos Federal e Estadual, começou a preparar a população de onze municípios do Estado para o ecoturismo. "Promover o ecoturismo é um dos eixos do programa que também faz a contenção de processos erosivos e promove a disposição adequada dos resíduos sólidos urbanos na região", explicou o coordenador estadual do programa, José Ignácio Ribeiro Neto.

Um dos objetivos da feira que vai reunir experiências de todo o Brasil é fomentar a regionalização do turismo, ação que, de acordo com o Neto, já é realidade em Mato Grosso. "Já desenvolvemos esse tipo de ação há dois anos em Mato Grosso. Só na região do Araguaia, nessa primeira fase do programa, notamos que despertamos a consciência da população que já pratica o ecoturismo preservando o meio ambiente", afirmou.

Uma das ações da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) na implementação do programa foi coordenar oficinas para a população dos municípios envolvidos. Segundo o coordenador, isso levou à mudança de comportamento de donos de restaurante, bares e hotéis, que investem em infra-estrutura e fazem questão de conscientizar os turistas. "A conseqüência desse trabalho não é só a conquista do turista, mas a preservação das áreas visitadas", ressaltou.

A primeira fase do projeto será finalizada em julho do próximo ano. Até agora foram investidos cerca de R$ 1,2 milhão. Até julho de 2010 cerca de R$ 10 milhões serão aplicados na conservação dos recursos naturais e promoção do desenvolvimento sustentável da Região Araguaia.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336984/visualizar/