Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 30 de Maio de 2005 às 07:06

    Imprimir


Médicos do Centro de Oncologia Integral da Universidade de Michigan anunciaram hoje que desenvolveram uma técnica para preservar a fertilidade de doentes de câncer cujos óvulos são destruídos pelos tratamentos.

Segundo Gary Smith, professor de ginecologia e fisiologia da Escola de Medicina da universidade, os óvulos são preservados mediante um sistema de congelamento celular chamado vitrificação.

Este método se refere à cristalização que impede que os óvulos possam ser fertilizados após o descongelamento. Smith assinalou que com as técnicas atuais só um pouco mais da metade dos óvulos conseguem sobreviver ao descongelamento.

"Mas com a vitrificação, temos 98% de sobrevivência", afirmou o cientista, que apresentará hoje os resultados de sua pesquisa ao Congresso Mundial de Fertilização in Vitro e Reprodução Assistida que é realizado em Istambul (Turquia).

Para uma mulher que sofre de câncer e que é tratada com rádio e quimioterapia é possível que esses óvulos vitrificados sejam os únicos com os quais possa ter filhos. Por isso é tão importante preservar a maior quantidade possível, acrescentou.

Em geral, tanto a quimioterapia como a radioterapia podem provocar um dano irreversível no sistema reprodutor da mulher e "esta é sua única possibilidade de ela ter um filho com seus próprios óvulos", disse Smith.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337439/visualizar/