Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 23 de Maio de 2005 às 21:33
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


Todo o dinheiro que os trabalhadores receberam até a última sexta-feira (20) irá para o pagamento de impostos. Segundo o estudo Dias Trabalhados para Pagar Impostos, do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o contribuinte brasileiro trabalha 140 dias do ano somente para essa finalidade.

De acordo com o presidente do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, em entrevista à Rádio Nacional AM, isso acontece devido aos vários tributos direcionados aos governos federal, estadual e municipal, além dos impostos embutidos nos serviços e produtos." O contribuinte paga sobre sua renda, principalmente o imposto de renda e contribuição previdenciária, INSS, tributos sobre o patrimônios, IPTU e IPVA e nos preços finais de mercadorias e serviços. Dessa forma, acaba trabalhando 140 dias do ano somente para pagar esses tributos."

Segundo ele, outro ponto em que o trabalhador também perde parte de seu salário é no gasto com a compra de serviços que deveriam ser prestados pelo governo – e que somam 112 dias trabalhados. "Apesar do cidadão trabalhar 140 dias do ano para pagar tributos, ele tem que trabalhar, em média, mais 112 dias do ano para comprar serviços como educação, saúde, segurança, previdência e estrada."

O presidente do IBPT ainda explicou que em países emergentes como México, Coréia, Chile e Argentina, cuja economia é parecida com a do Brasil, a cobrança de impostos representa metade do que é cobrado aqui. Segundo ele, estamos atrás da Suécia, país que mais tributa no mundo."A Suécia exige de seu cidadão 158 dias de trabalho por ano, só que o cidadão sueco não precisa gastar mais em educação, saúde e segurança."

Segundo o estudo, entre outros serviços que contém grande percentual de tributos embutidos estão a energia elétrica (43%), a conta de telefone (57%), combustível (25%) e a alimentação (37%).





Fonte: Radiobrás

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338168/visualizar/