Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 20 de Maio de 2005 às 21:55

    Imprimir


Havana - A senadora espanhola Rosa López Garnica, da União do Povo Navarro (UPN), e a ex-senadora do Partido Popular (PP), Isabel San Baldomero, foram expulsas de Cuba, onde pretendiam assistir a um congresso da oposição, informa uma fonte diplomática. López Garnica e San Baldomero chegaram na quarta-feira a Havana num vôo da Iberia e foram expulsas na noite de quinta-feira, confirmou a fonte, que solicitou anonimato.

As duas espanholas "eram esperadas" na manhã desta sexta-feira na abertura da conferência da Assembléia para a Promoção da Sociedade Civil, um grupo dissidente cubano, "mas não apareceram", comentou a organizadora do encontro, a economista Marta Beatriz Roque.

Com a deportação da senadora López Garnica já somam cinco os legisladores europeus que viajaram a Havana com a intenção de assistir à reunião dissidente e terminaram expulsas da Ilha. As autoridades cubanas negaram a entrada no país dos deputados poloneses Jacek Protasiewicz e Boguslaw Sonik, do Partido Plataforma, e na quinta-feira deportaram o senador checo Karel Schwarzenberg e o deputado alemão Arnold Vaatz, segundo relatórios diplomáticos.

Cuba também expulsou três jornalistas poloneses e um italiano, e dois tradutores que acompanhavam os deputados poloneses deportados, assim como a um terceiro cidadão polonês, definido "como um estudioso da situação dos direitos humanos na Ilha", segundo a embaixada da Polônia em Havana.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338798/visualizar/