Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 20 de Maio de 2005 às 11:00
Por: SORAIA FERREIRA

    Imprimir


A secretária de Educação, Ana Carla Muniz, convocou os prefeitos de Mato Grosso para ajudarem o Governo do Estado, na criação de uma corrente cidadã, com o objetivo de erradicar o analfabetismo no Estado e elevar os indicadores da educação. Segundo ela, a rede deverá contar com a participação de todos os poderes constituídos, além da sociedade civil organizada, de clubes de serviços e instituições religiosas, entre outras.

O pedido aconteceu durante sua participação no 2º Encontro de Prefeitos, realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Na ocasião, a secretária ainda explicou ações dos projetos LetrAção, Aplauso e o serviço de Transporte Escolar, que são oferecidos pelo Estado aos municípios, em forma de parceria.

Também na oportunidade, Ana Carla disse aos mais de 100 prefeitos, que estavam presentes no encontro, para que eles se engajem na luta para erradicar o analfabetismo em Mato Grosso. Ela ainda os exortou para ampliar a qualidade da educação oferecida no Estado (rede pública e privada) e consequentemente melhorar os resultados dos alunos mato-grossenses na escala de classificação do rendimento escolar realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

“Somente com a união de esforços é que conseguiremos realizar uma verdadeira inclusão social no Brasil e em Mato Grosso. Esse objetivo tem que ser construído com o empenho de todos os segmentos da sociedade. É por isso, que peço aos senhores prefeitos que encampem essa ação, formando inclusive uma rede que interliga as ações sociais que beneficiam o cidadão, buscando aproximar ações da saúde, da assistência social e outros assuntos sociais à educação”, observa Ana Carla.

A secretária destacou a iniciativa do prefeito de Pontes e Lacerda, Milton Miotto, que já está aplicando em seu município a Rede Cidadã, fazendo o cruzamento das ações sociais e incentivando a formação de turmas do projeto LetrAção. De acordo com ela, o projeto, que tem como meta erradicar o analfabetismo em Mato Grosso, já alfabetizou mais de 24 mil pessoas em todo o Estado. “E agora estamos convocando toda a sociedade para fazer parte da segunda etapa. Contamos com a colaboração dos prefeitos para que essa ação seja disseminada nos municípios”, disse.

Para melhorar o baixo desempenho escolar apresentado pelos alunos de Mato Grosso, no Saeb, a secretária apresentou aos prefeitos o projeto Aplauso, tem como objetivo reduzir a evasão escolar oferecendo atividades extracurriculares, bem como oportunidade de reforço escolar e até mesmo uma segunda alimentação no horário da aula. “Para conseguir que esses alunos tenham um bom desempenho escolar, temos que dar condições a eles. Uma criança de barriga vazia jamais poderá ter um bom rendimento na escola e quando ele sentir dificuldade tem que alguém para apoiá-lo. O Aplauso prevê essas necessidades e para desenvolvê-lo destinamos mais de R$ 4,1 milhões para 2005”, finalizou.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338954/visualizar/