Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 20 de Maio de 2005 às 07:54

    Imprimir


O jornal britânico The Sun publicou hoje fotos da intimidade do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein. Em uma delas, Saddam aparece de cuecas. O exército dos Estados Unidos anunciou o início de uma investigação para determinar a origem das fotos.

"A origem das fotos é desconhecida no momento", afirmou o exército em um comunicado, que acrescenta que as mesmas podem ter sido feitas há mais de um ano e que foram tiradas "violando regulamentos do Departamento de Defesa e provavelmente as convenções de Genebra sobre o tratamento dos prisioneiros".

O exército manifestou decepção com o fato de uma das pessoas responsáveis pela vigilância de Saddam ter feito as fotos e oferecido as imagens à imprensa. "Levamos a sério nossa responsabilidade de garantir a segurança de todos os detentos", acrescenta o texto militar. "Iniciamos uma profunda investigação para identificar o autor das fotos e assegurar o respeito aos regulamentos, para impedir que algo do gênero volte a acontecer".

Além da foto de cuecas, outra imagem mostra o ditador sentado em uma cadeira de plástico rosa ao que parece lavando uma calça. A terceira capta Saddam de pé com expressão preocupada e a última o mostra com o rosto em uma almofada, como se estivesse dormindo. O jornal inglês afirma que obteve as fotos de fontes militares americanas com a esperança de dar um golpe na resistência iraquiana.

O Sun afirma que as imagens foram feitas no local secreto do Iraque onde Saddam é mantido preso pelas forças especiais e a polícia militar. A publicação garante saber qual é o local, mas acrescenta que a pedido do governo americano não o revelará.

Saddam Hussein, 68 anos, foi capturado no Iraque em dezembro de 2003 pelas tropas americanas. O ex-presidente iraquiano espera seu julgamento por crimes contra a humanidade, que ainda não tem data para começar.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339084/visualizar/