Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 19 de Maio de 2005 às 17:30
Por: Thaís Brianezi

    Imprimir


Manaus - Representantes dos 62 municípios do Amazonas estão reunidos desde ontem (18) em Manaus para o Seminário Elaboração do Plano Plurianual Municipal, realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e pela Associação Amazonense de Municípios (AAM). O objetivo do encontro, que terminará amanhã, é auxiliar os gestores na construção do PPA municipal 2006-2009, documento que estabelece as políticas de desenvolvimento para cada cidade, com as diretrizes para os investimentos das prefeituras.

"A partir deste ano, o PPA Municipal passa a ser obrigatório, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Antes não era, então quase nenhum município do estado seguia essas regras de planejamento", diz Luiz Antônio Cruz, secretário-executivo da AAM. "Se a Câmara Municipal não aprovar o PPA até 15 de setembro, o município perderá verbas provenientes do Estado e da União", alerta Luís Almir Fonseca, assessor técnico da secretaria do estado.

Em Iranduba, município vizinho a Manaus, o Plano Plurianual sequer começou a ser discutido. "Estamos em nossa primeira gestão, a gente não tinha noção exata de como fazer esse processo. Vamos iniciá-lo agora, a partir do seminário", afirma Cristóvão Brandão, assessor executivo da prefeitura de Iranduba.

Entre os 62 municípios do estado, em 25 os prefeitos foram reeleitos. Terezinha Fernandes, assessora de Administração e Finanças da prefeitura de Juruá, no norte do Amazonas, também cita a renovação do gestor municipal como justificativa para o atraso na elaboração do PPA. "Há coisas que a gente não sabia. Eu, por exemplo, não tinha idéia de que a participação da comunidade na discussão do PPA era obrigatória. Eu morava em Manaus e, como cidadã, nunca ouvi qualquer convite da prefeitura para participar da elaboração do Plano".





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339214/visualizar/