Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 19 de Maio de 2005 às 17:04
Por: Keite Camacho

    Imprimir


Brasília - Eliminar a exploração de trabalhadores é o objetivo do Pacto Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, lançado hoje em Brasília pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Instituto Ethos de Responsabilidade Social. O pacto conta com 60 assinaturas de representantes da sociedade civil, do governo e de empresários.

Segundo o presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew, por conta do pacto várias empresas já estão contribuindo para a redução do número de trabalhadores em condição análoga à de escravo. Essas empresas cortam fornecedores que embora apresentem preços mais baratos, repassam produtos fruto da exploração do trabalho.

Uma lista no site do Ministério do Trabalho e Emprego mostra empresas que registraram em algum ponto de sua cadeia produtiva a utilização de trabalho escravo, ou seja, mesmo que não mantenham trabalhadores em regime de escravidão, podem adquirir produtos de outra empresa que adota essa prática. Por exemplo, é possível que um supermercado venda produtos comprados de uma fazenda que mantém trabalhadores em regime análogo ao da escravidão.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339219/visualizar/