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Politica Brasil
Segunda - 16 de Maio de 2005 às 10:44
Por: Téo Menezes

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A situação das rodovias federais em Mato Grosso não vai bem. Hoje em dia, aproximadamente 30% dos 4,7 mil km ainda não são asfaltados no Estado. Apesar desse quadro, apenas 1.140 km passam por processos de restauração e já contam com convênios para obras a serem realizadas imediatamente.

De acordo com o coordenador-geral da 11ª Unidade de Infra-estrutura Terrestre (Unit), Cinésio Nunes de Oliveira, Mato Grosso conta com dois lotes de rodovias em construção, um de 40 km e outro de 60 km. Um trecho de 80 km da BR 163 já foi conveniado pelo governo Federal e aguarda liberação de recursos.(Ver quadro ao lado)

Apesar da promessa de liberação de recursos, segundo Cinésio, a dificuldade reside do cumprimento do acordo. Ele alega que o empenho de emendas parlamentares ou verbas ministeriais nem sempre significa dinheiro em caixa para obras. Essa também é uma das principais críticas de adversários ao governo petista de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No caso da BR 163, que corta o Norte do Estado e é a principal via de escoamento da produção da região, a situação é mais delicada. Apesar de obras de recuperação já estarem em andamento, é uma das maiores queixas de motoristas que utilizam o trecho. Cinésio, porém, garante que as obras de recuperação também se estendem aos trechos mais delicados da BR 364, que escoa a produção pelo Sul.

As obras de recuperação, que já contam com recursos empenhados e liberados parcialmente, segundo ele, se estendem também às rodovias 174 e parte inferior da 158. Essa última já conta com predisposição do governo Lula para realização de convênio com o Estado para pavimentação dos aproximadamente 180 km restantes. "Não há omissão. Acontece que as coisas no Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre (Dnit) têm muito a quem reportar", argumentou Cinésio, em entrevista A Gazeta.





Fonte: A Gazeta

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