Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 09 de Maio de 2005 às 18:44
Por: PAMELA MURAMATSU

    Imprimir


Tangará da Serra, MT- O segundo projeto a ser financiado pelo Banco da Mulher em Mato Grosso será implantado em Tangará Serra (239 km a Médio-Norte de Cuiabá. O anúncio foi feito pelo diretor de Operações da Agência de Fomento de Mato Grosso (MT Fomento), Jair Marques, no sábado (06.05), durante a entrega de chaves de um conjunto residencial construído pelo Governo do Estado no Município e que contemplou 50 empregadas domésticas e dez militares.

O objetivo é garantir o acesso ao crédito às integrantes da Associação Tangaraense das Empregadas Domésticas e fomentar um projeto de melhoria de renda às mais de 900 associadas.

De acordo com Jair Marques, que foi a Tangará da Serra a pedido da secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, o Banco da Mulher é um programa especial do Governo Blairo Maggi instituído para financiar empreendimentos tocados por mulheres.

O programa prestará assistência técnica e financeira para a Associação das Empregadas Domésticas de Tangará da Serra, oportunizando a elas independência financeira e a oportunidade de tocar o próprio negócio e, ainda, auxiliar na complementação de renda da família.

A presidente da associação, Sidenir Aparecida dos Santos, ressaltou que as associadas irão se reunir e estudar qual o melhor projeto a ser implantado, a fim de beneficiar o maior número de empregadas domésticas. "A maioria delas, por ter a renda complementada com um projeto desses. Isso irá trazer melhor qualidade de vida às associadas e às famílias delas", ressaltou.

O diretor da MT Fomento, Jair Marques, disse que o Banco da Mulher possibilitará às empregadas o acesso ao crédito de maneira desburocratizada. "Este projeto foi instituído para atender àquelas que não conseguem obter empréstimos em instituições bancárias privadas, devido às inúmeras exigências desses bancos, como comprovação de renda, cadastro", observou Marques.

MERCADO DE TRABALHO - Madrinha do Banco da Mulher, a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, destacou que o trabalho do Governo não acaba depois da entrega das casas. "É a partir daí que inicia o processo de inserção dos cidadãos no mercado de trabalho, com a capacitação profissional e o acesso ao crédito. O resgate da cidadania só é possível com uma ação integrada e completa, garantindo habitação digna, trabalho e renda", afirmou a secretária.

A primeira ação do programa destinará R$ 300 mil para financiar máquinas, equipamentos ou capital de giro, com taxas zero de juros, ao Arranjo Produtivo Local (APL) de confecções na Grande Cuiabá. O capital disponível do Banco da Mulher é parte do Programa de Micro Crédito, da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec).





Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/340435/visualizar/