Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 07 de Maio de 2005 às 18:33

    Imprimir


O ministério da Saúde alerta sobre a circulação na Internet de uma mensagem "spam" que alardeia a transmissão de "uma doença, altamente contagiosa chamada de Schistosoma mansoni, transmitida pela água. E que infelizmente foi encontrada na água que você está bebendo". O ministério ressalta que tais informações não procedem e, ao contrário do que afirma a mensagem "spam", não existe qualquer tipo de relatório médico para verificar quem está contaminado pela doença, cuja denominação é, na verdade, esquistossomose.

As larvas do parasita Schistosoma mansoni são encontradas apenas em águas onde podem ser identificadas certas espécies de caramujos. Essas larvas, dentro de quatro a seis semanas, abandonam o caramujo, ficando livres nas águas naturais. O contato humano com águas infectadas é a maneira pela qual o indivíduo adquire a esquistossomose.

O ministério da Saúde, na nota divulgada, informa que investe em ações para evitar a ocorrência de formas graves da doença, reduzir a prevalência da infecção e impedir a expansão da endemia. Educação em saúde e mobilização comunitária, além de saneamento ambiental nos focos de esquistossomose, também são ações implementadas.

Por fim, o texto reitera a quem receber a mensagem "spam" que não abra o suposto "relatório médico" na área indicada e que essas mensagens sejam apagadas imediatamente, porque podem conter vírus ou permitir o acesso de pessoas desonestas aos computadores de quem as recebe.

No ambiente internet, "spam" significa enviar uma mensagem (normalmente de propaganda) para uma grande quantidade de usuários, sem primeiro obter a expressa e explícita autorização daqueles destinatários.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/340710/visualizar/