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Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 06 de Maio de 2005 às 16:29

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Um dos mais festejados exemplos de parceria entre o governo e a iniciativa privada, a construção de estradas em Mato Grosso com dinheiro dos agricultores está ameaçada.

O programa, que já asfaltou 763 km nos últimos dois anos foi colocado em xeque com os baixos preços da soja e as oscilações da moeda. O câmbio tem papel importante porque, no cultivo da oleaginosa, os ativos são dolarizados: tanto o adubo, adquirido no ano passado a um câmbio de R$ 3,20, quanto a soja em si, que ontem foi negociada a uma taxa muito menor, de R$ 2,46.

Por conta das dificuldades financeiras, os produtores reduziram as metas de construção de estradas. Inicialmente, esperavam asfaltar 800 km, mas com a inadimplência batendo à porta a meta foi revista para 400 km.

"Apesar da redução, tenho confiança que as obras não vão parar, porque os benefícios superam em muito o investimento", diz o governador Blairo Maggi. "As estradas valorizam o preço das propriedades, reduzem os custos do frete e o desgaste das carretas e caminhões", afirma.

Os agricultores, no entanto, não estão tão confiantes. A inadimplência das obras deste ano chega a 30%. "Na minha região, a dívida com fornecedores, como a Petrobras, já chega a R$ 1 milhão", diz Orcival Guimarães, produtor de Lucas do Rio Verde.





Fonte: Da Redação/Gazeta Mercantil

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