Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 05 de Maio de 2005 às 20:25
Por: Elisângela Cordeiro

    Imprimir


São Paulo - A indústria automobilística alcançou recorde de exportação e produção para um mês de abril. No mês passado, as vendas externas somaram US$ 881,9 milhões, uma alta de 37,4% na comparação com abril de 2003. A fabricação de veículos, puxada pelas exportações, atingiu 203,4 mil unidades, uma elevação de 19,7% em relação a abril de 2004. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O presidente da entidade, Rogélio Golfarb, disse que a desvalorização do dólar frente ao Real não reduziu o volume de exportações, porque as montadoras estão realizando contratos antigos, mas destacou que a margem de lucro já está menor. "Temos uma inércia dos contratos firmados, que levamos vários anos fidelizando, mas a deterioração do negócio chamado exportação automotiva é muito grande e ocorreu de maneira rápida, mas cedo ou mais tarde afetará a indústria como um todo", advertiu.

Golfarb destacou que as empresas com dificuldade de lucratividade são um problema porque têm que recorrer a empréstimos internos. "É um círculo vicioso. Quando se vai recorre a empréstimos internos para rodar o capital de giro bate-se numa taxa de juros altíssima. Essa combinação (câmbio e juros) leva obviamente à falta de investimento e falta de modernidade para sustentar a competitividade de nossos produtos", destacou.

A produção de 771,4 mil unidades nos quatro primeiros meses do ano também é considerada recorde para o quadrimestre. O resultado representa uma elevação de 14,7% em relação ao mesmo período de 2004. As exportações do setor somam US$ 3,18 bilhões no acumulado deste ano, superando em 35,9% o desempenho dos quatro primeiros meses de 2003.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341246/visualizar/