Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 05 de Maio de 2005 às 19:10
Por: Yara Aquino

    Imprimir


Brasília - Os participantes do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura entregaram hoje ao ministro da Cultura, Gilberto Gil, uma resolução em que pedem ao ministro e ao presidente Lula a liberação das verbas do orçamento da Cultura que foram contingenciadas em janeiro. Na resolução, eles afirmam estar "preocupados com a situação de extrema fragilidade do financiamento federal à cultura".

A secretária de Cultura do Paraná e presidente do fórum, Vera Mussi, afirma que hoje é grande a falta de recursos para a área da cultura. "Mesmo nos estados em que os governadores apoiam não temos ainda o percentual que gostaríamos para a área", afirmou.

Segundo o ministro, o contingenciamento de 57% do orçamento do ministério da Cultura deste ano foi um dos assuntos tratados ontem em reunião com o presidente Lula. Ele afirma que, embora o presidente esteja sensível para o problema, essa não é uma decisão isolada. "Nesse caso, por exemplo, são decisões que envolvem o Planejamento, a Fazenda, a Casa Civil e o próprio Ministério da Cultura".

Segundo Gil, o presidente Lula tem hoje uma reunião com os ministérios do Planejamento e da Fazenda para resolver essa questão e a de outros ministérios "Nós temos situações similares em diversas áreas do governo, mas os ministérios novos, digamos que ainda na infância, como é o caso do Esporte e da Cultura, sofrem mais".

O fórum acontece nos dias 04 e 05 de maio, com secretários de Cultura de todo o Brasil para discutir a situação dos organismos de cultura nos diversos estados e temas como o Sistema Nacional de Cultura e o Cadastro Nacional de Museus. Os integrantes do fórum também manifestaram apoio ao ministro e se colocaram à disposição para trabalhar de forma articulada com o ministério. Vera Mussi afirma que os secretários de Cultura estão convencidos do empenho do ministro. A dificuldade de comunicação com o MinC, uma das principais reivindicações do Fórum, foi abordada com o ministro, sendo estabelecido um interlocutor. "Definimos um canal de comunicação entre o fórum e o ministério, o ministro foi receptivo e saímos satisfeito", completa.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341262/visualizar/