Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 05 de Maio de 2005 às 18:55
Por: Alana Gandra

    Imprimir


Rio - O Brasil precisa se preparar para alcançar a "economia do conhecimento", avalia o ex-ministro do Planejamento, João Paulo dos Reis Velloso. A economia do conhecimento é um estágio de desenvolvimento em que o fator determinante para o incremento da produção é o domínio de ciência e tecnologia, e não o aproveitamento de recursos naturais. Esse estágio foi alcançado por países do norte da Europa, como a Finlândia, e do Extremo Oriente, como a Coréia.

Velloso diz que o crescimento do Brasil, nos próximos anos, deverá ser baseado em uma política industrial e tecnológica voltada à inovação. O setor em que o especialista considera estratégico o investimento na inovação é o agronegócio.

Para ele, em geral, o país deve "dar mais conhecimento, mais pesquisa, mais desenvolvimento tecnológico na área do agronegócio, para ter uma nova revolução, para sermos ainda mais competitivos".

Ex-ministro do Planejamento no período de outubro de 1969 a março de 1979, Velloso continua: "Isso significa de um lado levar conhecimento a todos os setores da economia, inclusive o agronegócio; e de outro levar conhecimento a todos os segmentos da sociedade, incluindo a renda baixa, por meio da universalização do ensino médio".

Reis Velloso afirma ainda que o país já efetuou a universalização do ensino fundamental e, fazendo o mesmo no campo do ensino médio, poderia acabar com a discussão sobre se deve ou não haver cotas para universidades. "Fazendo o ensino médio, se a pessoa quiser, faz o vestibular normalmente para a universidade" .





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341265/visualizar/