Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 04 de Maio de 2005 às 07:25
Por: Juliana Scardua

    Imprimir


Os produtores de arroz de sete municípios do extremo Norte do Estado decidem hoje se manterão o bloqueio da BR-163, no trecho entre as cidades de Matupá e Peixoto de Azevedo. Os rizicultores protestaram ontem contra o baixo preço do produto e a queda na classificação de qualidade da variedade Cirad 141 estabelecida pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aos grãos do tipo longo-fino.

Reunião será realizada às 7h, na sede do Sindicato Rural de Matupá, para definir os rumos da mobilização. Conforme um dos coordenadores do movimento, Daniel Paes, a Conab reforça que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está analisando o pedido emergencial de flexibilização do critério de classificação, passando de 80% de grãos longo-finos por saca para uma exigência de 70%. O presidente da Conab, Jacinto Ferreira, se reúne hoje com técnicos do Mapa para discutir o pedido. A companhia comunicou, segundo Paes, que pediu mais recursos federais para a compra da produção no Estado.

A manifestação de ontem teve início às 8h e terminou às 18h, com a participação de 150 produtores de Matupá, Guarantã do Norte, Colíder, Novo Mundo, Nova Guarita, Terra Nova do Norte e Peixoto de Azevedo. O bloqueio foi feito com máquinas agrícolas e o despejo de 30 mil quilos de arroz na pista. Na região o preço da saca caiu para R$ 12.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341733/visualizar/