Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 30 de Abril de 2005 às 17:10
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde executa, por meio do MT Hemocentro, a política de controle e reposição dos estoques hemoclínicos no Estado de Mato Grosso.

E um dos melhores instrumentos para o cumprimento dessa política é são as campanhas que envolvem datas comemorativas com participação dos diversos segmentos da sociedade.

Em maio, o Dia das Mães, que é comemorado no segundo domingo do mês (08.05), já faz parte do calendário permanente de campanhas coletoras de sangue do Hemocentro. O MT Hemocentro tem como meta coletar 1.000 bolsas de sangue, durante esta semana.

Neste ano, o lançamento da campanha será no dia 2 de maio, segunda-feira, a partir das 8 horas da manhã, na Praça Alencastro, em Cuiabá, onde o ônibus do MT Hemocentro ficará estacionado para receber as doações.

A diretora do MT Hemocentro, Eliana Rabane, explicou o motivo das constantes campanhas de doação de sangue: "O sangue captado tem um prazo de validade de 30 dias, sendo necessária a renovação do estoque após essa data. Por isso, o MT Hemocentro necessita de doadores permanentes e as campanhas ajudam a suprir as demandas diárias dos bancos de sangue".

O ônibus do MT Hemocentro ficará estacionado nos seguintes locais: os dias 2, 3, 5 e 6 de maio, as doações serão feitas na Praça Alencastro, no período de 8 da manhã às 17h. No dia 03 a doação será feita na Praça da República no mesmo horário. No dia 4, a partir das 8h, o ônibus ficará estacionado em frente à Secretaria de Estado de Saúde. E no encerramento da campanha, as doações serão feitas em frente à Rádio Antena FM, na Avenida da FEB, no período das 8 às 12h.

CONSCIENTIZAÇÃO - A campanha tem como principal objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da doação de sangue e buscar as mães como parceiras do MT Hemocentro.

Quem doa sangue, além de praticar um ato de amor, demonstra um profundo senso humanitário e respeito ao próximo.Outro objetivo da campanha, segundo Eliana Rabane, é aumentar o número de doadores fidelizados, aqueles que doam sangue com freqüência, respeitando o intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens, em cada doação.

Eliana Rabane informou que, além dos locais já definidos pela campanha, o MT Hemocentro e o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá recebem, diariamente, as doações, no período das 7 às 17h, de segunda a sexta–feira. Como brinde, serão entregues aos doadores uma camiseta com o slogan da campanha "Dia das Mães, Dia de Doação de Sangue". Cada bolsa salva, em média de três, a quatro vidas.

Antes da doação de sangue, é feito um exame clínico no doador e o sangue doado passa por uma bateria de testes para identificar o tipo sanguíneo e o fator RH, se o doador já teve ou está com hepatite tipo B ou C, sífilis, doença de chagas, malária ou HIV.

Caso for constatado algum fator positivo no sangue, ou seja, apresentar algum tipo de doença como anemia, pressão alta, hepatite, entre outros, o doador será encaminhado para alguma unidade da Ses ou para os próprios médicos do MT Hemocentro para tratamento adequado.

O doador de sangue deverá ser voluntário, estar com boa saúde, bem alimentado e descansado. O interessado precisa pesar mais de 50 kg, ter entre 18 e 65 anos, evitar ingerir alimentos gordurosos durante o período de pelo menos quatro horas antes da doação, não apresentar nenhum tipo de doenças, inclusive gripe nem resfriado, hepatite, DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e não tenha feito nenhuma cirurgia num período anterior há um ano.

O ato de doar é simples e dura menos de dez minutos. Algum desconforto pode ser causado pela punção da agulha e alguns doadores podem sentir-se desconfortáveis pela ansiedade. É importante desmistificar a idéia de que doar engrossa o sangue, engorda ou emagrece, atrapalha o desempenho sexual e principalmente torna o indivíduo "habituado" obrigando-o a doar sempre. O sangue doado é rapidamente recuperado pelo organismo, num tempo máximo de vinte e quatro horas após a doação.

O ato de doar sangue, não implica em nenhum risco a saúde, pois o material utilizado é descartável, evitando assim qualquer tipo de contaminação. O doador deverá apresentar um documento de identificação e não estar em jejum no ato da doação.

Mesmo fora de qualquer campanha, todas terças e quintas-feiras, o ônibus do MT Hemocentro fica estacionado na Praça da República, das 8 às 17h, e o período de funcionamento do MT Hemocentro é das 8 às 18h. O MT Hemocentro fica localizado na Rua 13 de junho nº 1055, no bairro do Porto.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/342327/visualizar/