Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 30 de Abril de 2005 às 11:33

    Imprimir


Foram entregues 20.560 milhões de declarações do Imposto de Renda 2005, aumento de 2,5% em relação às estimativas iniciais, segundo números divulgados nesta sexta-feira pela Receita Federal.

Os números finais foram divulgados pelo secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. Segundo comunicado divulgado no site da Receita, 20.028 milhões de declarações (97,5% do total recebido este ano) foram feitas via internet desde 1º de março, início do período de entrega.

Outras 31.700 declarações foram encaminhadas pelo telefone (0300-78-0300) e 500 mil em formulário, segundo a Receita Federal. O volume total de declarações neste ano cresceu 9,3% em relação ao entregue em 2004, 18,8 milhões.

A multa mínima para quem perdeu o prazo é de R$ 165,74 e máxima de 20% sobre o imposto devido. Estão obrigados a prestar contas à Receita os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 12.696 em 2004.

O processo para entregar a declaração com atraso é exatamente o mesmo, mas a Receita só vai aceitar os dados a partir de segunda-feira. O contribuinte pode utilizar os mesmo programas para declarar em atraso.

Problemas

Os contribuintes que deixaram para entregar a declaração de Imposto de Renda à Receita Federal no último dia enfrentaram problemas para transmitir as informações por meio da internet.

A Folha Online tentou enviar declarações para a Receita pela internet nesta manhã mas recebeu o seguinte aviso: 'Erro! A declaração não foi transmitida. Serviço não disponível devido ao excesso de usuários. Por favor, tente mais tarde!'.

Pela manhã, a entrega bem-sucedida de declarações chegaram a demandar até 40 minutos do contribuinte, segundo constatou a Folha Online. A assessoria de imprensa da Receita Federal admite que a demanda pelo serviço é bastante alta, o que pode gerar transtornos aos contribuintes.

O comunicado da Receita diz, no entanto, que, de acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, apesar do grande volume de declarações recebidas nos últimos dias, não houve registro de congestionamento no sistema de transmissão das declarações. De segunda a sexta, por exemplo, foram transmitidas mais de 9 milhões de declarações média de 1,8 milhão por dia.

De acordo com o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), o programa recebimento de declarações não apresentou nenhum problema. Possíveis demoras no envio pela internet podem ter sido causadas por problemas na linha telefônica ou pelo fato do provedor estar congestionado.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/342363/visualizar/