Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 29 de Abril de 2005 às 11:17
Por: JONAS DA SILVA

    Imprimir


Cáceres, MT - Os secretários de Infra-estrutura, Luiz Antônio Pagot, e de Projetos Estratégicos, Cloves Vetoratto, vistoriaram na tarde desta quinta-feira (28.04) obras urbanas no município de Cáceres.

Por recomendação do governador Blairo Maggi, Pagot, acompanhado de técnicos da sua pasta e da educação, antecipou sua viagem para o seminário “Carta de Cuiabá: Workshop de Cáceres”, que acontece durante todo o dia desta sexta-feira (29.04) no município, em parceria com o Sebrae/MT. A fiscalização é parte do trabalho cotidiano da Secretaria de Infra-estrutura e tem objetivo de melhorar condições de obras.

Boa parte das construções visitada pelos secretários foram reformas e ampliação de escolas estaduais. Pagot constatou falha em pelo menos uma escola na execução das obras e solicitou correções aos seus auxiliares, com medidas administrativas para descobrir o motivo da obra física estar diferente do projetado. Portas mal assentadas, fossa séptica inacabada e telhados mal acabados estão entre as diferenças encontradas nas construções. Durante a visita, Pagot ouviu diretoras de escolas sobre as dificuldades de infra-estrutura e deu sugestões para melhoria.

“Algumas escolas foram feitas fora do que estava previsto na planilha.O que tiver de falha, nós vamos sanar. É determinação do governador Blairo Maggi termos obras de qualidade e com preços competitivos”, explicou ao prefeito de Cáceres, Ricardo Henry, e ao secretário de Planejamento da cidade, Adilson Reis, que também acompanharam a vistoria. As autoridades visitaram seis escolas estaduais. Há 22 obras em andamento em Cáceres, a maioria do governo estadual ou em parceria com o governo federal, e que têm contrapartida financeira do Estado.

Na Escola Demetrio Costa Pereira, no bairro Cidade Alta, o problema é mau cheiro, devido erro na construção da rede de esgoto. O secretário solicitou aos técnicos um memorial descritivo, com medidas e condições do solo, para fazer uma fossa nova, em convênio com a prefeitura.

“Desde 2003, nós visitamos todos os municípios pelo menos uma ou duas vezes. Alguns municípios, uma conversa com os prefeitos, se resolve, mas em outros que precisam, temos ido. Em Cáceres já vim desde o início do governo umas três ou quatro vezes”, assinalou sobre vistorias de obras públicas.

Durante a visita, Pagot e Cloves ouviram do prefeito a necessidade ainda de uma outra parceria do município e do Governo do Estado para o asfalto de acesso a um conjunto habitacional no bairro Vitória Régia, com 100 casas, um investimento do governo dentro da política habitacional Morar Melhor, na modalidade do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), com recursos do tesouro estadual e da Caixa Econômica Federal. Na média, essas obras requerem 30% de verba própria do governo.

Ao final da tarde, a comitiva observou de perto a construção do portal de entrada da cidade, um arco metálico que atravessa a rodovia e que tem em um dos lados instalações para artesanato, posto de instituições como da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEMA), exposição de artesanato e centro de informações turísticas.

O Governo, a prefeitura e outros parceiros também vão encaminhar uma solução, de acordo com Pagot, para a lagoa de esgoto a céu aberto, próxima à subestação da Rede Demat, proveniente da fossa do cadeião de Cáceres.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/342655/visualizar/