Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 29 de Abril de 2005 às 08:34
Por: Mariana Peres

    Imprimir


A próxima semana será decisiva para o comércio varejista estadual. O Dias das Mães é segunda melhor data do calendário comercial, perdendo apenas para o Natal. O presidente da Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), Pedro Nadaf, prevê um incremento de 8% nas vendas para a data em todo o Estado, se comparado ao mesmo período de 2004.

O percentual, se confirmado, não reverterá em grandes ganhos para o setor, “pois os quatro primeiros do ano contabilizam desaquecimento e este provável ganho não ajudará muito”, frisa.

De acordo com Nadaf, as vendas deste primeiro quadrimestre de 2005 acumulam retração de cerca de 12% no comércio mato-grossense, “comparando o comportamento das vendas aos quatro primeiros meses de 2004”.

O presidente frisa que a retração não é exclusividade do varejo mato-grossense que sente os reflexos da crise na agropecuária – principal fonte econômica do Estado – “e sim um reflexo da crise no mercado de maneira geral, motivado por dois grandes fatores, o aumento sucessivo da taxa básica de juros e também da expansão da oferta de crédito pessoal, que elevou o nível de endividamento dos consumidores”, explica.

A taxa de juro, Selic está atualmente em 19,50% e os aumentos, iniciados desde o ano passado, fazem retrair o processo econômico. Nadaf acrescenta ainda que em abril de 2004 o comércio estava com volume de vendas melhor do que o registrado neste ano. “Essa expectativa de vendas para o Dia das Mães, de 8%, vale somente para a aquelas transações comerciais referentes à data e não para o mês de maio. Nesta próxima semana a movimentação deverá ser boa, mas depois da data não há expectativas”, aponta.

RONDONÓPOLIS - O movimento do comércio para o Dia das Mães deve aquecer o varejo de Rondonópolis (210 quilômetros ao Sul de Cuiabá) nos próximos dias. Para atrair a clientela, as lojas já apresentam promoções de até 50% de desconto e prazos que variam de três a dez pagamentos, muitos deles sem entrada.

A movimentação maior neste período fica por conta dos setores de confecções, calçados e perfumes, jóias e semijóias, além de eletroeletrônicos, que vem aquecendo o comércio no último mês.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL), Almir Batista de Santana lembra ao consumidor que a melhor compra é feita quando há tempo para se fazer pesquisa de preço, levando em consideração a qualidade do produto. “Compra bem, quem tem tempo para ver as várias opções oferecidas e os preços”, recomenda.

Segundo ele, parte dos consumidores está terminando de pagar agora as compras feitas durante as festas de final de ano e, por isso, é sempre prudente fazer as contas e verificar se é possível contrair novas dívidas, tanto a prazo como à vista.

“O ideal é a pessoa pesquisar, levar as propostas para casa, ver as possibilidades de pagamento e analisar quanto está pagando de juros. Muitas vezes compras à vista ou até em três vezes acabam compensando mais para o consumidor”, aponta. (Com assessoria)




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/342737/visualizar/