Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 26 de Abril de 2005 às 14:41

    Imprimir


Um número alarmante de meninas americanas, algumas com apenas nove anos de idade, estão usando esteróides para moldar o corpo, nos Estados Unidos. Mas o objetivo das não é necessariamente para ganhar uma maior eficácia em competições esportivas, mas tonificar os músculos, esculpir o corpo, a fim de se parecerem com modelos e estrelas do cinema, dizem especialistas.

As meninas estão consumindo as mesmas pílulas perigosas de testosterona, doses e cremes que produziram um escândalo na mais importante liga de basebol e outros esportes. Muitas vezes, são as mesmas garotas que têm distúrbios alimentares, segundo as pesquisas.

"Houve um crescimento substancial dessa atitude em garotas durante os anos 90, e agora alcançamos o maior índice da história", disse o professor Charles Yesalis de desenvolvimento em saúde da Pennsylvania State University.

Lyoyd Johnston, professor da Universidade de Michigan que comanda uma pesquisa anual financiada pelo governo sobre comportamentos perigosos realizados por jovens, disse: "Exceto a pedofilia, este é o comportamento mais mantido em segredo que eu conheço".

No total, cerca de 5% das garotas da escola secundária e 7% das garotas do ginásio admitem usar esteróides anabólicos pelo menos uma vez de tempos em tempos, usando-o cada vez mais freqüentemente desde 1991, mostram diversos estudos do governo e da universidade.

Pesquisadores afirmam que a maior parte das garotas utilizam esteróides para crescerem e ficarem mais fortes no esporte, e eles atribuem parte do aumento no uso de esteróide ao aumento da participação de grotas no esporte. No entanto, muitas outras garotas estão utilizando esteróides para dar a elas mesmas uma aparência mais levemente musculosa, dizem.

"Você vê as jovens usando o hormônio mais como uma forma de controlar o peso e reduzir a gordura do corpo", disse Jeff Hoerger, que trabalha na equipe do programa da Rutgers University em Nova Jersey.

Em garotas adolescentes, os efeitos colaterais que existem ao tomarem hormônios sexuais masculinos podem incluir forte ataque de acne, seios pequenos, voz mais grave, períodos menstruais irregulares, excesso de pelos no rosto e no corpo, depressão, paranóia, e ataques de raiva.

Pesquisadores afirmam que jovens geralmente adquirem ilegalmente esteróides anabólicos no mercado negro através de parentes ou amigos, através de colegas do ginásio ou pela internet. Pelo menos um estudo indica que parentes e treinadores fornecem esteróides a atletas adolescentes.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343371/visualizar/