Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 23 de Abril de 2005 às 20:30
Por: Arthur Braga

    Imprimir


São Paulo - O Ambulatório do Índio do Hospital São Paulo e o Instituto do Coração (Incor) irão receber da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) recursos para atender a população indígena. Cada hospital vai receber R$ 25 mil por mês. O ambulatório do Hospital São Paulo é referência em saúde indígena e atende em média 1,4 mil pacientes por ano.

Com o credenciamento dos hospitais paulistas, a Funasa passa a contar com cerca de 340 hospitais em todo o país para realizar o atendimento ambulatorial e hospitalar além de apoio diagnóstico.

O diretor nacional do Departamento de Saúde Indígena da Funasa, Alexandre Padilha, disse que os hospitais paulistas passam a oferecer um atendimento que vai se adequar aos hábitos do índio de acordo com sua etnia.

"Com esses hospitais conseguimos conquistar serviços que oferecem atendimento de alta complexidade como transplantes e neurocirurgia entre outras especialidades", explicou.

Segundo ele, os dois hospitais se tornarão referência no atendimento do índio no país como a Casa de Apoio à Saúde do Índio, localizada na capital paulista, que recebe pacientes de outros estados.

Segundo senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2000, o Estado de São Paulo tinha uma população de 63 mil índios distribuídos em 28 reservas indígenas.

O diretor da Funasa falou também à Agência Brasil sobre a campanha de vacinação que pretende vacinar cerca de 13 mil indígenas em todo o país. Segundo Padilha, o objetivo é prevenir a ocorrência de 13 doenças como a poliomelite, difteria, tétano, coqueluche, meningite, sarampo, rubéola, varicela, pneumonia, hepatite B, gripe, tuberculose e febre amarela.

A campanha vai priorizar crianças com até quatros anos de idade e mulheres em idade fértil, gestantes e idosos.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343839/visualizar/