Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 18 de Abril de 2005 às 09:00

    Imprimir


A América Latina tem 40% da população católica mundial, mas "seus cardeais estão divididos e não parecem inclinados a atuar em bloco" para escolher um papa latino no conclave, afirma o diário americano Los Angeles Times.

"A idéia de que a geografia deve ter um peso na escolha do próximo papa foi colocada em segundo plano, atrás de outras questões controversas, como a forma com que a Igreja deve ser governada e como deve se relacionar com pessoas de outras fés", diz o jornal.

Um diplomata latino-americano que trabalha no Vaticano disse ao diário que, enquanto os europeus tradicionalmente costuram alianças para os conclaves papais, os latino-americanos não possuem o mesmo "espírito de grupo".

"Em vez de unir suas forças, os (cardeais) latino-americanos têm se dividido em duas facções emergentes", diz o Los Angeles Times.

Parte deles estaria apoiando o alemão Joseph Ratzinger e suas idéias conservadoras de uma Igreja fortemente centralizada.

Do outro lado, muitos cardeais latinos estariam se posicionando a favor do italiano Carlo Maria Martini, que defende uma Igreja mais descentralizada.

"Afirma-se que os cardeais Cláudio Hummes, do Brasil, e Oscar Andres Rodríguez Maradiaga, de Honduras, estão desse lado (o de Martini), porque eles divergem da agenda de Ratzinger por outra razão. Eles acreditam que o ativismo social – o combate à pobreza e à injustiça, por exemplo – deve ser a principal prioridade da Igreja."

O jornal diz ainda que tanto dom Cláudio Hummes quanto Rodríguez "chegaram a Roma com poucos apoios certos", mas que poderiam se fortalecer como candidatos a papa se as candidaturas dos principais concorrentes não emplacarem.

Num editorial intitulado "Os perigos de um papa conservador", o diário britânico The Independent afirma que "certamente é do interesse mais amplo da Igreja Católica eleger um pensador mais liberal que João Paulo 2º".

"O papa anterior pode ter feito maravilhas para a imagem da Igreja, graças às suas freqüentes viagens ao exterior e poderoso carisma, mas ao impedir qualquer debate sobre questões como contracepção, divórcio e o papel das mulheres na Igreja, ele promoveu um engessamento ideológico."

Israel

Três assentamentos do norte da Faixa de Gaza devem ser os primeiros a ter seus moradores retirados pelo Exército de Israel, afirma o diário israelense Haaretz.

Fontes militares disseram ao jornal que as colônias de Alei Sinai, Dugit e Nisanit devem ser evacuadas na primeira semana da retirada.

"Os assentamentos do norte de Gaza foram escolhidos para serem os primeiros porque seus moradores são considerados menos ideológicos", afirma o Haaretz.

"Nas discussões preparatórias para a retirada, muita importância tem sido dada ao sucesso das primeiras etapas da evacuação. O Exército acredita que isso é essencial para toda a operação, já que o sucesso inicial pode enfraquecer a resistência à retirada nas outras etapas."

Paulo Coelho

O The Guardian relata nesta segunda-feira a história que inspirou o novo livro de Paulo Coelho, O Zahir.

O escritor admitiu que a personagem principal do livro foi criada a partir de um encontro com a correspondente de guerra do Sunday Times, de Londres, Christina Lamb.

O diário conta que ela "não esperava, quando foi entrevistar Paulo Coelho há quase dois anos, que a conversa deles terminaria com ela sendo a inspiração para seu próximo livro".

"Só descobri isso quando ele me mandou uma cópia do livro", diz Lamb. "Eu morava no Brasil e amo o Brasil, então tínhamos isso em comum. Eu tinha acabado de voltar do Iraque e ele me perguntou muito sobre como era lá".





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345666/visualizar/