Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 17 de Abril de 2005 às 08:30
Por: Juliana Scardua

    Imprimir


A ADM do Brasil, multinacional especializada no processamento da soja, anunciou esta semana que irá concentrar os investimentos em Mato Grosso. A decisão da empresa parte do fechamento da unidade industrial no município de Três Passos (RS) e de estudos realizados que apontam Mato Grosso como o grande celeiro de grãos do Brasil até 2010. De acordo com os estudos da multinacional, o Estado deverá saltar de 17 milhões de toneladas da oleaginosa para uma produção de 30 milhões de toneladas em cinco anos.

A empresa se instalou no Brasil em setembro de 1997 e mantém atividades em Mato Grosso com uma industrial que produz fertilizantes e processa soja em Rondonópolis. A fábrica tem capacidade de produção de quatro mil toneladas de adubo por dia. Para se ter uma idéia da dimensão da unidade em funcionamento no interior do Estado, outra fábrica instalada em Catalão (GO) é capaz de produzir 1,5 mil toneladas/dia.

Com o fechamento em Três Passos, a ADM conta agora com sete unidades, incluindo as de Rondonópolis e Catalão, em Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Paranaguá (PR), Joaçaba (SC) e Ilhéus (BA). A fábrica na Bahia é especializada no processamento de cacau. Todas as indústrias da ADM juntas processaram 2,836 milhões de toneladas de soja em 2004.

De acordo com o comunicado oficial da diretoria da ADM, a empresa decidiu desativar a fábrica de processamento, refino e envase de óleo de soja no Rio Grande do Sul "por razões econômicas e tributárias". Contudo, a quebra da safra na região, assolada pela forte estiagem, é apontada como o principal motivo do fechamento, que se estenderá por tempo ainda indeterminado. A unidade tem capacidade para processar mil toneladas de soja por dia. No ano passado a fábrica processou 182,838 mil toneladas de soja, o que representa 6,4% do processamento total da ADM no Brasil em 2004.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/345871/visualizar/