Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 14 de Abril de 2005 às 07:30

    Imprimir


Tomar uma aspirina diária a partir dos 50 anos pode prevenir o infarto e a apoplexia, segundo um estudo da Universidade de Cardiff (Gales) publicado pelo British Medical Journal.

Um remédio tão barato como tomar uma aspirina todos os dias poderia prevenir um quarto dos ataques de coração e derrames cerebrais, além de reduzir o risco de desenvolver Alzheimer e alguns tipos de câncer, como o de pulmão, o de colo e o de próstata.

Numa conferência organizada em Londres pela Fundação da Aspirina, apoiada por várias empresas farmacêuticas, Peter Elwood, professor da universidade inglesa, assegurou que "se todo mundo seguisse esse conselho, dezenas de vidas seriam salvas todo ano e quase sem custo nenhum".

Elwood lembrou que até agora os médicos só receitam aspirinas para os pacientes com um risco superior a 3% de sofrer um infarto ou uma apoplexia nos próximos cinco anos por medo dos efeitos colaterais desse remédio.

O estudo, no entanto, assinala que esses efeitos, como os problemas de estômago ou as hemorragias, só aparecem em dois ou três casos de cada mil, por isso recomenda aos médicos que receitem aspirinas a todos os seus pacientes com mais de 50 anos.

Para elaborar esse relatório, os cientistas de Cardiff acompanharam a evolução de 2,5 mil ingleses durante 25 anos que pela idade, hábitos, pressão sangüínea e níveis de colesterol têm risco de sofrer um ataque do coração ou um derrame cerebral.

Todo ano, cerca de 300 mil britânicos sofrem um infarto e 130 mil uma apoplexia, dos quais em 60 mil casos as conseqüência são mortais.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346804/visualizar/