Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 09 de Abril de 2005 às 13:27

    Imprimir


O estacionamento do Supermercado Modelo Aeroporto, em Várzea Grande, foi transformado em uma grande academia. Cerca de 200 pessoas compareceram ao local e puderam participar de atividades aeróbicas e de relaxamento, além de obter informações sobre uma alimentação saudável e cuidados com o corpo e a mente.

A ação faz parte do Iº Agita Mato Grosso, realizado pela Secretaria de Saúde de Várzea Grande, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, comemorado nessa quinta-feira (07.04).

Durante o evento, aconteceram também apresentações culturais de Siriri e Cururu, além de danças rítmicas coreografadas e apresentações de pirofagia.

O evento tem como objetivo despertar a população para o cuidado com a alimentação e prática de atividades físicas. "Essas medidas são fundamentais para se ter uma boa saúde e evitar doenças como diabetes, obesidade e também doenças cardíacas", alertou o médico e secretário de Saúde de Várzea Grande, Arilson Arruda.

Segundo o secretário, com a prática de atividades físicas há economia do uso de procedimentos médicos caros, de média e alta complexidades e, mesmo quando o paciente se submete a alguma intervenção cirúrgica, sai dela com muito menos seqüelas.

A primeira dama de Várzea Grande, Teresinha Domingos, também prestigiou o evento e ressaltou a importância de ações como esta. "Muitas pessoas não tem tempo de procurar um médico e, em eventos como este, elas tem a oportunidade de fazer um teste de diabetes ou aferir a pressão, podendo assim detectar algum problema, se caso houver", afirmou Teresinha.

OBESIDADE - Em Mato Grosso, dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2002, revelam que 41,45% da população apresentou excesso de peso.

Pessoas com índice de massa corpórea acima de 30 quilos por metro quadrado são consideradas obesas. As estimativas são de que mais de 50% das pessoas sejam sedentárias e queimam menos de duas mil calorias por semana através de atividade física.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/347534/visualizar/