Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 08 de Abril de 2005 às 13:41

    Imprimir


O excesso de chuva está atrapalhando a colheita da soja no Norte de Mato Grosso. Os grãos estão apodrecendo nos pés. O sol veio tarde demais. Em 350 hectares a soja já havia apodrecido. A opção encontrada foi de gradear a plantação e transformar os pés de soja em adubo orgânico.

“Foram 30 dias sem parar de chuva. Chovia durante o dia, quando era a tarde o tempo abria e a noite inteira chovia. No outro dia da mesma forma. Assim, nós ficamos de 29 a 30 dias sem fazer nada” – contou Evanildo Teruel, gerente da fazenda.

O excesso de chuvas atinge principalmente municípios do norte de Mato Grosso. Em Sorriso, maior produtor individual do grão, a colheita ainda não chegou a 80%. Só na região de Sinop ainda falta colher 35% de uma área de 250 mil hectares. Segundo o Sindicato Rural, nove em cada dez produtores já estão retirando das lavouras soja em fase de apodrecimento.

“A perda é muito grande. Tem porcentagem variada de 30%, 40% e até 100% de ardido em alguns casos” – falou Antônio Sérgio Rossani, presidente do Sindicato Rural de Sinop.





Fonte: Globo Rural e Redação 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/347842/visualizar/