Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 06 de Abril de 2005 às 21:30

    Imprimir


O fraco desempenho da agricultura foi o maior responsável pelo desaquecimento na produção de máquinas e equipamentos em fevereiro. Segundo a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada na manhã desta quarta-feira pelo IBGE, a produção de bens de capital - máquinas que são usadas para ampliar a capacidade produtiva da economia - recuou 3,1% frente a janeiro, na série com ajuste sazonal, e teve alta de apenas 1,1% em relação a fevereiro de 2004. No ano passado, o segmento de bens de capital teve um aumento de 19,7% e, nos dois primeiros meses deste ano, a alta foi de só 3,9%.

Entretanto, o coordenador de Indústria do IBGE, Silvio Sales, destacou que, no segmento de bens de capital, a produção de máquinas e equipamentos para a agricultura foi a maior responsável pelos fracos resultados. Este grupo sofreu recuo de 26,7% no primeiro bimestre deste ano. Enquanto isso, a produção de bens de capital para a indústria avançou 6,3%, a de máquinas para transporte teve alta de 13,6%, para energia de 17,8% e para construção, de 37,6%.

- O setor agrícola sofreu com uma pressão de custos (preços de insumos e fertilizantes têm subido), com a quebra de expectativas (a safra será menor do que o esperado) e também com os juros - disse o Sales, do IBGE.





Fonte: O Globo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348479/visualizar/