Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 06 de Abril de 2005 às 10:44

    Imprimir


Jalal Talabani tornou-se nesta quarta-feira o primeiro presidente do Iraque pertencente à minoria curda sunita, após ser eleito para o cargo pela Assembléia Nacional (Parlamento) iraquiana.

Talabani, nascido em 1933 numa aldeia de Suleimaniya, uma das três províncias do Curdistão iraquiano, é o dirigente da União Patriótica do Curdistão (UPK), principal integrante da Aliança Curda, que obteve 75 das 275 cadeiras do Parlamento nas eleições de 30 de janeiro.

O novo presidente do Iraque foi condenado à morte em várias ocasiões pelo destituído líder Saddam Hussein, que o considerava um de seus principais inimigos.

Os curdos estão divididos entre Irã, Síria, Iraque e Turquia.

Nesses dois últimos países a minoria curda exige, há décadas, a criação de uma entidade independente para sua comunidade.

Durante seus 24 anos na presidência, Saddam emitiu inúmeros indultos, que incluíram políticos e militares dissidentes, mas sempre excluía Jalal Talabani, a quem acusava de traição.

Graduado em direito pela Universidade de Bagdá em 1959, Talabani fez o serviço militar e foi comandante de uma divisão de tanques até que, em 1961, foi eleito membro do Comitê Central do Partido Democrático do Curdistão (KDP), então liderado por Mustafa Barzani, pai do atual dirigente do grupo, Massoud.

Em 1968, separou-se do KDP para formar, sete anos depois, a UPK quando estava no exílio na Síria. A partir dessa data transferiu-se para o norte do Iraque, onde começou sua luta contra o governo central de Bagdá para exigir a autonomia para os quatro milhões de curdos iraquianos.

As milícias da UPK travaram violentos combates com as do KDP pelo controle do Curdistão desde os anos 70 até finais dos anos 90, quando os dois grupos se aliaram contra o exército do deposto regime de Saddam Hussein.

A UPK e o KDP desempenharam um importante papel na invasão do Iraque, apoiando a coalizão anglo-americana que derrubou o regime de Saddam em 9 de abril de 2003.

Os dois grupos formaram, junto com outras entidades pequenas, a Aliança Curda, que se transformou na segunda força no novo Parlamento do Iraque após obter 75 cadeiras nas históricas eleições de 30 de janeiro.

Essa posição permitiu aos curdos negociar com a Aliança Unida Iraquiana, que obteve 140 cadeiras, para formar o governo e nomear os candidatos para os cargos de presidente e vice-presidentes do Iraque.

As duas partes chegaram a um acordo para que Talabani seja o novo presidente do país, em troca de que o xiita Ibrahim Al-Jaafari, líder do Partido Adawa, integrante da Aliança Unida, receba o cargo de primeiro-ministro, mas as negociações ainda continuam para formar o novo gabinete.

Junto com Talabani, o Parlamento iraquiano elegeu hoje Ghazi al Yawar (árabe sunita) e Adel Abdel Mahdi (xiita) como vice-presidentes.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348682/visualizar/