Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 05 de Abril de 2005 às 22:14

    Imprimir


Londres - O uso excessivo da força pelas tropas dos Estados Unidos no Iraque causa descontentamento entre os civis iraquianos e torna ainda mais difícil o já complicado processo de reconstrução do país árabe, concluiu uma comissão parlamentar britânica. A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Comuns constatou que o ritmo lento da reconstrução alimenta a resistência à presença de tropas estrangeiras no Iraque, e sugere que o país árabe substituiu o Afeganistão como "campo de treinamento para terroristas internacionais".

"O uso excessivo de poder de fogo repressor pelas forças americanas foi contraproducente, provocando descontentamento com relação à coalizão por parte dos iraquianos comuns", diz o relatório, que reflete preocupações de autoridades britânicas. Funcionários do alto escalão do governo britânico queixam-se, em conversas particulares, de que o Exército dos EUA faz uso excessivo da força no Iraque se comparado com os soldados da Grã-Bretanha, que muitas vezes promovem patrulhas a pé e sem capacete, com o objetivo de ganhar a confiança da população local.

A comissão também criticou o governo britânico. Segundo o relatório, os ministros não foram claros ao responder se a Grã-Bretanha teria extraído informações sob tortura em interrogatórios de suspeitos em outros países.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348831/visualizar/