Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 05 de Abril de 2005 às 21:51

    Imprimir


Terminou na semana passada a capacitação para técnicos da Vigilância Sanitária Municipal (Visa) e do Escritório Regional de Saúde, pólo Diamantino. Agora eles estão aptos a inspecionarem consultórios odontológicos.

Foram quatro dias entre aulas teóricas e práticas, somando 16 horas. Participaram o pessoal da Vigilância das cidades de Diamantino, Nortelândia, Alto Paraguai e Rosário Oeste.

As equipes multiprofissionais farão inspeções em consultórios odontológicos de média complexidade atuando na prevenção de doenças, limpeza e higiene, esterilização, noções de biossegurança, a edificação do prédio (estrutura física, hidráulica e elétrica), condições dos instrumentos de trabalho, a qualidade dos produtos, armazenamento e a checagem dos registros dos medicamentos no Ministério da Saúde (MS).

Os técnicos devem se atentar, por exemplo, que o desinfetante usado nos consultórios médicos não podem ser os utilizados para uso doméstico, mas os específicos para os hospitais, devidamente registrados no MS.

A saúde do trabalhador é outro aspecto que merece a atenção dos inspetores da Visa. Os odontólogos e seus auxiliares precisam trajar equipamentos de proteção individual completo e estarem imunizados. O dentista obrigatoriamente registrado no Conselho Regional de Odontologia (CRO).

De acordo com a técnica da Visa no Estado, a odontóloga Maria José Mendonça do Amaral, mesmo não sendo dentistas, os técnicos estão aptos a inspeções. "Além do trabalho da verificação das condições dos consultórios, eles foram capacitados para o preenchimento do roteiro de inspeção e elaboração do relatório entregue ao prestador de serviço, no caso, o odontólogo", finalizou.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348837/visualizar/