Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 05 de Abril de 2005 às 20:10

    Imprimir


Vaticano - O porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, disse mais cedo que o corpo de João Paulo II não foi embalsamado, mas apenas "preparado". Navarro-Valls não deu detalhes, mas um embalsamador romano declarou que o papa parece ter sido apenas "retocado" com cosméticos. Massimo Signoracci, cuja família preparou os restos mortais de três outros papas, disse que não poderia dizer com certeza o que foi feito sem examinar o corpo.

Segundo Signoracci, um embalsamamento leve seria necessário para manter o corpo exposto por dias. O papa faleceu na noite de sábado, e seu corpo foi posto em exibição, numa plataforma aberta, na segunda-feira. O funeral será na sexta.

Historicamente, os órgãos dos papas mortos eram removidos dos corpos, para garantir um embalsamamento mais duradouro. Relíquias de 22 papas, de Sisto V, que morreu em 1590, a Leão XIII, morto em 1903, são mantidas em ânforas em igrejas de Roma. O papa Pio X, que reinou entre 1903 e 1914, aboliu a remoção dos órgãos.

O embalsamamento geralmente consiste na remoção dos fluidos corporais e na injeção intravenosa de líquidos para preservar o corpo. Signoracii diz que sua família cuidou dos corpos de João XXIII, Paulo VI e João Paulo I.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348868/visualizar/