Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 04 de Abril de 2005 às 17:24

    Imprimir


Roma - O presidente norte-americano George W. Bush se arriscará a sentar próximo de Fidel Castro, o príncipe Charles adiou o próprio casamento para não faltar, o presidente sírio Bashar al-Assad e o chefe do Estado libanês Emil Lahoud, o ministro do exterior israelense Silvan Shalom e o primeiro ministro palestino Ahmed Korei, a Espanha com o rei Juan Carlos e o primeiro-ministro Zapatero.

Presidentes, chefes de Estado e de governo, prêmios Nobel, reis, rainhas e altezas reais: todos os poderosos da Terra estarão lá para dar o adeus ao primeiro papa da era da globalização, João Paulo II. Será um evento sem precedentes, da qual participarão outras 200 personalidades mundiais com posições políticas e até de religiões opostas ao catolicismo.

As delegações estrangeiras serão de altíssimo nível, com cientistas, escritores e autoridades civis e um representante do mundo, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan.

Será um funeral sem precedentes, e excepcionais serão as medidas de segurança para proteger tantas personalidades. O Vaticano trabalha junto ao governo italiano para determinar como será o recebimento e a acomodação de tantos visitantes. O governo italiano, por sua vez, trabalha com os serviços de inteligência de outros países. A Otan já concordou em ceder um avião Awacs para sobrevoar o espaço aéreo italiano durante o funeral

Sem armas

Mais de 8 mil pessoas serão responsáveis pela segurança das comitivas estrangeiras. Até o fechamento do espaço aéreo de algumas regiões foi autorizado.

No Vaticano, particularmente na Basílica de São Pedro, não será permitida a entrada de escolta armada. A tutela da segurança dos chefes de Estado será feita por equipes de inteligência não só do Vaticano, mas do governo italiano e possivelmente de outros países.

Até agora, confirmaram presença no funeral do papa João Paulo II:

Polônia - presidente Aleksander Kwasniewski, premier Marek Belka e o ex-líder socialista Lech Walesa.

Estados Unidos - presidente George W. Bush e esposa;

Reino Unido - príncipe Charles e Tony Blair

Rússia - premier Mikhail Fradkov, a segunda autoridade mais importante, depois do presidente Vladimir Putin; o ex-líder da URSS, Mikhail Gorbachev, ainda não confirmou;

França - presidente Jacques Chirac e esposa;

Alemanha - chanceler Gerhard Schroeder. Os ministros do Exterior, Joschka Fisher, e do interior, Otto Schily, não confirmaram a presença;

Espanha - rei Juan Carlos e a rainha Sofia, acompanhados do premier José Luis Rodriguez Zapatero, o ministro do exterior Miguel Anguel Moratinos e o líder do Partido Popular, Mariano Rajoy;

Bélgica - rei Alberto II e a rainha Paola, com o premier Guy Verhofstadt;

Áustria - presidente Heinz Fischer;

Luxemburgo - grão-duque Henri e a grã-duquesa Maria Teresa com o premier e presidente da UE, Jean-Claude Juncker;

Portugal - presidente Jorge Sampaio;

Eslováquia - presidente Ivan Gasparovic;

Canadá - premier Paul Martin;

Argentina - vice-presidente Daniel Scioli e o ministro do Exterior, Rafael Bielsa;

Brasil - presidente Luiz Inácio Lula da Silva;

Colômbia - vice-presidente Francisco Santos;

Costa Rica - presidente Abel Pacheco;

Guatemala - vice-presidente Eduardo Stein e o ministro do Exterior Jorge Briz;

México - presidente Vicente Fox;

Venezuela - ministro do Exterior Ali Rodriguez.

Cuba - ainda não confirmado oficialmente, é possível que Fidel Castro vá ao funeral;

Personalidades religiosas:

O patriarca de Constantinopla, Bartolomeo I, guia espiritual dos cristãos Ortodoxos; Kiril, da igreja Ortodoxa russa; o chefe da igreja Ortodoxa grega, Christodoulos.




Fonte: Ansa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349172/visualizar/