Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 03 de Abril de 2005 às 14:26
Por: Luiza Miranda

    Imprimir


Quem pensa que a região pantaneira é algo único, se engana. O Pantanal de Mato Grosso não é homogêneo. Para apreciar toda sua extensão, é preciso conhecer as peculiaridades da cultura de cada Município. Uma oportunidade é ir à 12ª Festa Internacional do Pantanal, que termina neste domingo (03.04), no Centro de Eventos do Pantanal. Destacam-se no Pantanal as cidades de Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Barão de Melgaço e Cáceres.

A viagem começa por Livramento, conhecida como Terra da Banana, rica em artesanato e culinária. "Com isso, torna-se ponto de consumo dos turistas", afirma Maria Auxiliadora, funcionária da Prefeitura de Livramento. Lá, o turismo se agrega com a cultura.

A região tem a Casa da Cultura, Coral Municipal, banda de música, grupos folclóricos e as festas de santos. A servidora ressalta que uma das maiores dificuldades do turismo está na visitação da cachoeira, localizada na Serra das Araras, pelo fato de estar em propriedade particular. Porém, esse fato não desanima os responsáveis pelo turismo.

Partindo para Poconé, chega-se à "Varanda do Pantanal", conforme definição da assessora da Secretaria do Meio Ambiente, Rosana Ravache. Segundo ela, parte do Pantanal está dentro da região poconeana. "Todo mundo conhece o Pantanal. Agora, nós estamos preocupados com a sustentabilidade da região", observou.

A região pantaneira cresceu muito ao longo dos anos. Por conta disso, a preocupação em oferecer boa qualidade na hospedagem aos turistas está aliada à preservação do ecossistema e ao resgate histórico. A cultura folclórica, costumes, culinária e tradições da região são preservadas. Dentre as culturas estão a Cavalhada, Dança dos Mascarados e as tradicionais Cavalgadas do Pantanal, que reúnem os pantaneiros da região.

Em seguida, está a região de Barão de Melgaço. A cidade se localiza em grande parte do território pantaneiro. O atrativo da região está em suas pousadas e pesqueiros. A Pousada Siá Mariana é uma das mais visitadas da região. A iniciativa para festas é da Prefeitura, e o artesanato é bem difundido na região.

Finalizando com Cáceres, temos o potencial turístico nas águas do Rio Paraguai, onde o Festival Internacional de Pesca é um dos principais atrativos da região. Para este ano, os organizadores esperam que mais de 200 mil pessoas participem do festival.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349383/visualizar/