Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 03 de Abril de 2005 às 12:56

    Imprimir


Bagdá - Os legisladores iraquianos elegeram, neste domingo, o presidente do parlamento. A escolha do ministro interino da Indústria, Hajim al-Hassani, para o cargo, põe fim a vários dias de paralisação, e dá-se mais um passo para a formação do novo governo dois meses depois das eleições no país.

A decisão foi um passo para a reparação da imagem fraudulenta da Assembléia Nacional, eleita em 30 de janeiro. Uma sessão convocada na terça-feira para eleger o presidente foi encerrada em meios a gritos e acusações.

"É o momento que o paciente povo iraquiano seja tratado com a dignidade que Deus lhe deu", disse al-Hassani, ao aceitar o novo cargo. Ele pediu a seus colegas que trabalhem em conjunto, acrescentando que "se descuidarmos dos nossos deveres e fracassarmos, então nos prejudicaremos e o povo nos substituirá".

O ex-cientista nuclear Hussain al-Shahristani, um xiita, e o funcionário público curdo Aref Taifour, foram eleitos como adjuntos de al-Hassani.

Os três principais candidatos concorreram em uma votação secreta. Al-Hassani teve 215 votos, al-Shahristani, 157, e Taifour, 96.

Os legisladores se concentraram em eleger um árabe sunita como presidente do parlamento em uma tentativa de criar vínculos coma minoria que dominou o Iraque até a derrubada do ditador Saddam Hussein. Eles acreditam que os árabes sunitas constituem a coluna vertebral das rebeliões. Têm escasso número de bancadas no parlamento pois muitos boicotaram a eleição.

As autoridades disseram que 28 dos 275 membros do parlamento não assistiram à sessão do domingo, entre eles o primeiro-ministro, Ayad Alaui.

Pouco depois de fazerem uma recontagem dos votos, um aparente projétil de mortero caiu atrás do edifício do Ministério de Relações Exteriores, perto da fortalecida Zona Verde de onde os legisladores realizam suas sessões. Não houve vítimas.

Os parlamentares devem designar agora um novo presidente interino. Acredita-se que será o líder curdo Jadal Talabani. Mas funcionários disseram que a votação para escolher o novo presidente havia sido prorrogada até quarta-feira.

Uma vez no cargo, Talabani e seus vice-presidentes têm duas semanas para designar o novo primeiro-ministro interino, que acredita-se, será o político xiita Ibrahim al-Jaafari. Os xiitas representam cerca de 60% dos habitantes do Iraque.




Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349389/visualizar/