Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 02 de Abril de 2005 às 11:57

    Imprimir


A chacina ocorrida na noite de quinta-feira na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, que resultou na morte de 30 pessoas e é atribuída a policiais militares, foi noticiada hoje nos principais jornais americanos. No New York Times, o assunto é tratado com destaque para a implicação de policiais corruptos.

O texto do jornalista Larry Rohter diz que grupos de direitos humanos brasileiros e internacionais criticam há muito tempo o comportamento violento da polícia, que está envolvida em vários casos de execuções sumárias. Segundo a reportagem, "nos últimos anos, acusações de que a polícia oferece proteção e recebe suborno de gangues ligadas ao tráfico em favelas cariocas têm se proliferado".

Assim como as matérias publicadas em outros jornais, Washington Post, Los Angeles Times, San Francisco Chronicle e Chicago Tribune, a chacina, que tem dois adolescentes e uma criança entre as vítimas, é lembrada como o episódio mais sangrento desde os casos de Vigário Geral, quando homens encapuzados mataram 21 moradores, e da Igreja da Candelária, ambos em 1993. O New York Times lembra que os policiais militares apontados como responsáveis pela morte de 8 menores na Candelária foram a julgamento, mas três dos seis acusados foram inocentados pela Justiça.

O Los Angeles Times afirma que, apesar do clamor das autoridades por punição de assassinos, os 250 policiais recrutados pela polícia carioca para investigar o caso não serão "suficientes para recuperar a profunda desconfiança da população na polícia, que possui uma comprovada história de corrupção e abuso".

A chacina ocorreu nos municípios de Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada Fluminense. Trinta pessoas morreram e outras duas ficaram feridas. Os assassinos mataram seis pessoas num bar em Nova Iguaçu e depois iniciaram um sangrento percurso pela noite, no qual não se salvaram nem dois ciclistas que passavam por uma estrada.

O governo do Rio de Janeiro admitiu, em comunicado, que é muito provável que a chacina tenha sido uma retaliação pela prisão de oito policiais nesta semana.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349479/visualizar/