Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 02 de Abril de 2005 às 09:07
Por: Paul Carrel

    Imprimir


O ministro das Relações Exteriores da França alertou os eleitores no sábado para uma crise na União Européia (UE) caso a Constituição do bloco seja rejeitada no referendo marcado para 29 de maio.

Michel Barnier disse que a UE seria impedida de prosseguir se qualquer um dos 25 países membros rejeitasse o tratado, mas se mostrou confiante de que teria o apoio dos eleitores franceses, mesmo com as pesquisas de opinião apontando para o contrário.

"Se apenas um país da União rejeitar a Constituição, então não haverá Constituição. Nós ficaríamos presos com os tratados existentes, que são inadequados", disse o ministro a jornalistas em um evento sobre o assunto.

A Constituição visa fazer com que a UE funcione de acordo com seu tamanho, que aumentou de 15 para 25 membros em maio de 2004. O tratado já foi aprovado em um referendo na Espanha, mas na França e na Grã-Bretanha será um grande obstáculo a ultrapassar.

O tratado requer o apoio de todos os 25 membros. Se rejeitado pela França, um dos países fundadores do bloco, seria um grande embaraço para o presidente Jacques Chirac.

O governo conservador da França começou uma campanha para promover a Constituição desde que cinco pesquisas de opinião pública em menos de duas semanas mostraram que a maioria da população diria "não" ao tratado. Chirac deve começar uma campanha mais agressiva para a aprovação na próxima semana.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349511/visualizar/