Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sábado - 02 de Abril de 2005 às 00:00
Por: João Magalhães

    Imprimir


São Paulo - O que poderá resultar da soma do Orkut ou do Friendster com um celular? A resposta é Mososo. O nome, curioso, é o acrônimo para Mobile Social Software, rede de amizades pelos sem fio, que está na moda nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. Por aqui, a tecnologia ainda não decolou.

Há muitos sites que oferecem o serviço. O americano Dodgeball, alusão à comédia “Com a bola Toda”, e o inglês Playtxt são os mais populares. Você se inscreve e, quando for o caso, recebe uma mensagem de texto apontando para um amigo que esteja próximo ou alguém que tenha manias e gostos iguais aos seus.

A Wired News relata um episódio que ilustra bem o efeito do Mososo. Há algum tempo atrás, uma jovem londrina de nome Christine Tomas recebeu, através do Playtxt, um SMS de um estranho. Ele, da mesma forma que ela, acreditava que George Bush era um alienígena. Ele gostava de salsa. Ela, idem. Os dois acabaram marcando um encontro. Se foram felizes para sempre, a Wired não conta. Mas, na pior das hipóteses, Christine arrumou, rapidamente, um parceiro para dançar seu gênero de música preferido.

Dennis Crowly, fundador do Dodgeball, diz que a rapidez é um dos fatores de sucesso do Mososo. “Nossos usuários nos comunicam, via SMS, onde eles estão - seja num bar, restaurante ou metrô. Como nós temos um banco de dados de centenas de lugares em todo o país, as pessoas que fazem parte da lista de quem enviou a mensagem, e que se encontram a dez quadras de distância, são avisadas imediatamente de que fulano ou beltrano estão por perto”, explica Crowly.

O Mososo, a exemplo do Orkut, também tem uma “crush-list” (crush é uma gíria para ter um interesse amoroso, normalmente secreto). Quando duas pessoas colocam uma à outra em suas crush-lists, o Dodgeball envia uma SMS a ambos, avisando que existe uma atração mútua. O The Wall Street Journal resume o Mososo, em uma única frase: “O meio para o qual convergem todo os destinos é a mensagem instantânea dos celulares”.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349556/visualizar/