Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 01 de Abril de 2005 às 09:33
Por: ROSI MEDEIROS

    Imprimir


A temporada oficial do turismo em Mato Grosso teve início, nesta quinta-feira (30.03), com a abertura da XXII Festa Internacional do Pantanal, realizada no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, até o dia 3 de abril. Durante os quatros dias, o evento será a vitrine para apresentação do turismo como fomentador da economia, com rodadas de negócios, palestras, exposições das belezas naturais e produtos de 62 Municípios do Estado, mostras científicas, demonstração de esportes de aventura e da diversidade cultura mato-grossense.

A solenidade de abertura da Festa contou com apresentações dos humoristas Nico e Lau e de índios das etnias Trumai e Waurá.

A secretária de Estado de Turismo, Yêda Marli de Assis, destacou a diversidade turística do Estado que compreende quatro regiões distintas: Amazônia, Cerrado, Pantanal e Vale do Araguaia. “O turismo para ser sustentável tem que ter a satisfação do turista, melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e respeito ao meio ambiente”, afirmou.

Além de atrair turistas de outros Estados brasileiros e de outros países, o Governo espera que o evento colabore para a troca de informações entre os Municípios para o crescimento do turismo interno. “Os 62 Municípios estão trazendo seus produtos, seu potencial. Este encontro será o embrião do turismo interno, para que cada um saiba o que o outro está produzindo e trocar informações”, informou o superintendente de planejamento da secretaria de Estado de Turismo (Sedtur), Samuel Lemes.

“Este é um projeto determinado pelo governador Blairo Maggi de incentivar o turismo interno”, explicou Lemes. O superintendente exemplificou que em países como a França somente 8% da população fazem turismo externo. “O período em que as pessoas mais viajam lá é na baixa temporada, quando os preços estão menores. Isto faz com que o dinheiro circule dentro do próprio país”, disse.

O tema escolhido para a edição da Festa deste ano, “Pelas Águas de Mato Grosso”, mostra a importância dos rios para o turismo no Estado. No calendário oficial do turismo deste ano eventos como Campeonato Estadual de Pesca, Festival Internacional de Pesca de Cáceres, Festival de Praia de Cocalinho e outros movimentam a economia dos Municípios da região.

Além da riqueza hídrica como atrativo turístico, as regiões do Estado ainda oferecem opções para todo tipo de turismo. Do Vale do Araguaia, o Município de Barra do Garças atrai místicos do Brasil e do exterior, contando até com um discoporto para pouso de naves especiais. No Município será realizado no segundo semestre deste ano o 2º Congresso de Ufologia e Parapsicologia. “Este evento reúne ufólogos de países da Europa e os Estados Unidos”, informou o superintendente de planejamento da Sedtur.

NEGÓCIOS – A preocupação de melhorar e criar novos produtos de turismo no Estado também será tratada na 12º edição da Festa Internacional do Pantanal. Nesta sexta-feira (01.04), das 8h às 12h, será realizada rodada de negócios com operadoras nacionais e estaduais. Na rodada, especialistas de cada área se reúnem com empresários daquele segmento para discutir o que pode ser melhorado nos produtos, formas de redução de custos, linhas de financiamento de créditos. “Estamos trazendo especialistas de vários Estados do país como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais”, informou Lemes.

A produção de conhecimento científico para área de turismo pelas universidades, as opções para prática do turismo de aventura, rural, de negócios e ainda as danças, música e folclore do Estado são outros atrativos da Festa para demonstração da pluralidade da diversidade da fauna, flora e cultura de Mato Grosso.

Participaram da solenidade de abertura da Festa vários secretários de Estado, a secretária de Emprego, Trabalho e Cidadania (Setec), Terezinha Maggi, presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa, prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, vereadora de Cuiabá, Chica Nunes, prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos, prefeito de Nobres, Flávio Dalmolim, representando a Associação Mato-grossense dos Municípios, presidente do Fórum de Turismo do Estado, Leopoldo Nigro, membro do Conselho Deliberativo do Sebrae, Jandir Milan.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349727/visualizar/