Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 31 de Março de 2005 às 19:41
Por: Luciane Mildenberger

    Imprimir


O secretário de Estado de Fazenda, Waldir Júlio Teis, recebeu na tarde desta quinta-feira (31.03), das mãos dos representantes da Federação da Agricultura e Pecuária (Famato) e das Associações de Criadores (Acrimat) e de Criadores de Nelore de Mato Grosso, um documento solicitando a redução da alíquota de ICMS na comercialização do rebanho bovino para fora do Estado.

No documento, protocolado pelo secretário no ato da entrega, os pecuaristas de Mato Grosso reivindicam a redução da alíquota do ICMS do boi gordo para abate fora do território de Mato Grosso, dos atuais 12% para 3%, visando dar maior competitividade à produção.

Os criadores argumentaram que esta redução é uma forma de garantir liberdade ao setor na venda do seu produto. Hoje, no Estado, segundo o presidente da Famato, Homero Pereira, impera uma reserva de mercado por parte dos frigoríficos. “Esta é uma das medidas definidas pelo Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte, realizada em Cuiabá, em 18 de março, com a participação de cerca de 1800 criadores de gado e as principais lideranças do setor no País”, justificou.

De acordo com o secretário Waldir Teis, o governo está sempre de portas abertas para discutir esses assuntos com os segmentos econômicos. Ele destacou que vai repassar o documento aos técnicos da Secretaria de Fazenda para que seja feito um estudo estratificado dos números e do impacto que a redução poderá causar à arrecadação estadual. “Com certeza vamos avaliar a proposta com carinho. Os cálculos serão feitos para checarmos o que representa o ICMS do boi em pé”, ponderou o secretário.

Após a estratificação dos números e o estudo do impacto tributário, acrescentou Teis, o diagnóstico será levado ao governador Blairo Maggi para análise. “Nos comprometemos com o segmento em fazer o estudo para depois dar uma resposta”, concluiu.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349817/visualizar/