Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 31 de Março de 2005 às 17:52
Por: Luciane Mildenberger

    Imprimir


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Fazenda (Sefaz), encaminhou nesta quinta-feira (31.03), para cerca de 5.200 e-mails de contribuintes/cidadãos cadastrados, a prestação de contas do dinheiro arrecadado com os impostos, referente ao acumulado de janeiro a dezembro de 2004. O balancete só pode ser enviado agora devido o fechamento das contas que foi encerrado recentemente.

Os primeiros e-mails foram enviados pelo governador Blairo Maggi, em outubro de 2004, durante o lançamento do novo portal da Sefaz. Na época, tinham 1.800 endereços eletrônicos cadastrados. No mês de novembro esse número subiu para 3.700. Para passar a receber o balancete mensal com os números, o cidadão deverá cadastrar seu e-mail pelo portal da Sefaz (www.sefaz.mt.gov.br), no menu lateral indicado como “newsletter”, no espaço “insira seu e-mail”.

A iniciativa, segundo o secretário de Fazenda, Waldir Júlio Teis, visa dar mais transparência ao gasto público, disponibilizando aos cidadãos mato-grossenses os recursos arrecadados pelo governo e onde estão sendo investidos. “Pedimos a todas as pessoas que se interessam pelo assunto, a repassar o e-mail recebido aos amigos e solicitar que eles também cadastrem os seus endereços eletrônicos, para que possam receber informações do Governo de Mato Grosso”, sugeriu.

Para o secretário, o repasse de e-mails é uma forma de apresentar as contas do Estado a toda sociedade, levando o governo para dentro da casa do contribuinte. “Nossa meta é encaminhar o balancete para todos os cidadãos que possuem e-mail, para que possam acompanhar mensalmente a aplicação do dinheiro público”, justificou Teis, lembrando que a cidadania se exerce em conjunto, “por isso, quanto mais interessados tivermos a respeito da coisa pública, maior será o zelo dos governantes por ela”, lembrou Waldir Teis.

Os balancetes anuais e mensais das contas do governo também estão disponíveis no portal da Sefaz, no menu “Informações Financeiras” - “Programação Financeira”.

METAS FISCAIS - Também está disponível aos cidadãos no portal da Sefaz a Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do Governo Blairo Maggi, referente ao terceiro quadrimestre de 2004. Essas metas foram apresentadas em Audiência Pública na Assembléia Legislativa do Estado, no dia 22 de março de 2005. Para acessar o arquivo, basta entrar no portal da Sefaz e clicar no menu “Informações Financeiras” – “Contabilidade Governamental” – “Relatórios Lei de Responsabilidade Fiscal” – “Relatório de Gestão Fiscal – 2004” – “3º Quadrimestre”.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349841/visualizar/