Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 31 de Março de 2005 às 07:35

    Imprimir


Brasília - As esculturas de Aleijadinho, que representam os 12 profetas, passam nesta semana por uma limpeza geral, visando recuperar a beleza natural do conjunto arquitetônico do Santuário Senhor Jesus do Matosinho, em Congonhas (MG). A recuperação das esculturas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é mais uma ação do Programa Monumenta, do Ministério da Cultura, na cidade mineira. A iniciativa tem o objetivo de promover a restauração completa do mais importante conjunto barroco do Brasil.

Patrimônio histórico e cultural da humanidade, a obra de Aleijadinho - em que os profetas têm nas mãos cartelas com inscrições bíblicas - foi esculpida entre os anos de 1800 e 1805, em enormes blocos de pedras sabão, com cinzéis amarrados nos pulsos do artista. Apesar de terem sido submetidas a processo de limpeza há poucos anos, as imagens apresentavam sinais de deterioração decorrentes da poluição atmosférica e da ação de agentes biológicos, como fungos e liquens. Em 1982, havia sido aplicado um tipo de biocida, que não demonstrou ser eficaz, já que muitos microorganismos voltaram a se instalar.

Dessa vez, um novo tipo de produto desenvolvido pela instituição Investigations Into Devices Against Environemental Attack os Stones será aplicado. Essa nova tentativa de conservação da obra de Aleijadinho é fruto de parceria firmada entre vários órgãos do governo brasileiro, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o governo da Alemanha. Para o trabalho de limpeza foi contratado o Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) que executa o trabalho sob a supervisão do Iphan.

O Projeto Momumenta já concluiu em Congonhas outras obras de recuperação. Entre elas está a da Praça e da Igreja de São José - 64 esculturas em tamanho natural representando os passos da Paixão de Cristo, todas também esculpidas por Aleijadinho e policromadas pelo mestre Manoel da Costa Ataíde. Outro trabalho foi a recuperação das seis capelas que compõem o Santuário Senhor Jesus do Matosinho.

Estão em andamento a restauração da Estação Ferroviária, que deverá ser o Centro de Recepção de Turistas da cidade, e a revitalização e restauração dos imóveis privados do Centro Histórico, na Ladeira do Senhor Bom Jesus. Essas últimas obras serão financiadas para os proprietários com facilidades oferecidas pelo Iphan.

Com informações do Ministério da Cultura.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349974/visualizar/