Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 30 de Março de 2005 às 08:25

    Imprimir


Dos 141 municípios de Mato Grosso, de acordo com os dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, 65 exportaram parte da produção em 2004. O conjunto representa 46% do bolo total de municípios do Estado. Além disso, o rol de exportadores registrou um incremento no ano passado, com a inclusão de 12 municípios.

Com isso, Alto Araguaia, Alto Garças, Bom Jesus do Araguaia, Campos de Júlio, Jaciara, Nova Xavantina, Novo Mundo, Querência, Santa Rita do Trivelato, Tabaporã, Tapurah e Terra Nova do Norte passaram a destinar parte da produção ao mercado externo.

O secretário adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia, José Epaminondas Conceição, destaca que o aumento de exportadores deve-se principalmente à expansão da fronteira agrícola no extremo Norte do Estado e Vale do Araguaia, incluindo municípios como Nova Xavantina e Novo Mundo.

O levantamento mostra ainda a quantidade de municípios que registraram queda nas exportações entre 2003 e 2004. É o caso de Alto Taquari, com redução de 96,13%. Epaminondas afirma que isso se deve à construção do terminal da Ferronorte na vizinha Alto Araguaia, que fica antes de Alto Taquari e, por isso, diminui o custo do frete rodoviário para chegar ao terminal ferroviário e escoar a produção aos portos. A construção do terminal, por outro lado, impulsionou as exportações de Alto Araguaia, inexistentes em 2003. Em 2004 exportou US$ 31,257 milhões.(JS)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350246/visualizar/