Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 29 de Março de 2005 às 23:03
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


O deputado José Riva (PTB) apresenta na sessão plenária de hoje (30/03) requerimento para a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar denúncias de formação de cartel nas operações de compra e venda de gado pelos frigoríficos mato-grossenses.

A principal suspeita é que exista uma “tabela-padrão” subfaturada, que estaria sendo usada como referência na comercialização da carne, reduzindo a margem de lucro dos produtores. Comissões com este mesmo objetivo já foram instaladas nos estados de Goiás e Rio Grande do Sul.

A CPI também irá checar junto ao Indea (Instituto de Defesa Agropecuária) todas as Guias de Transporte Animal (GTA). A própria Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) formalizou junto a Secretaria de Diretos Econômicos do Ministério da Justiça, um pedido de investigação sobre a formação de cartel.

“O cartel é péssimo para o setor. A pecuária passa por momentos de extrema dificuldade porque os frigoríficos estão concentrados nas mãos de grandes grupos empresariais”, afirmou.

No requerimento para a instalação da CPI, a Assembléia Legislativa fica autorizada a convocar o Ministério Público Estadual, a Secretaria de Fazenda, a FAMATO, e a Associação de Produtores Rurais de Mato Grosso para colaborarem com os trabalhos.




Fonte: Da Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350303/visualizar/