Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 29 de Março de 2005 às 21:45
Por: Márcia Wonghon

    Imprimir


Recife - Representantes de governo e de organizações da sociedade civil debateram hoje (29) com empresários pernambucanos a implementação de ações articuladas para o cumprimento das Metas do Milênio. Definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), as metas visam à promoção do desenvolvimento social. Entre os objetivos que devem ser atingidos até 2015 estão: erradicação da fome, redução da mortalidade infantil, geração de empregos e oferta de educação de qualidade.

A secretária de Articulação Institucional do Ministério do Desenvolvimento Social, Kátia Campos, disse que uma das prioridades do governo federal em 2005 é criar oportunidades para geração de renda, por meio de parcerias.

Embora seja o segundo estado mais rico do Nordeste, Pernambuco ainda apresenta índices de pobreza graves. Dos 10 municípios com maior índice de mortalidade infantil do Brasil, sete ficam no estado.

Para o presidente da instituição Ação Empresarial, que reúne 60 empresas, Oscar Roche, é preciso conscientizar a população de que os problemas sociais do país não são somente responsabilidade do governo. Para ele, as empresas precisam formular programas de responsabilidade social.

Na opinião do diretor da organização não-governamental Apoio Fome Zero, Walter Belik, as empresas devem utilizar recursos e tecnologia para implementar programas de combate à mortalidade infantil, desnutrição, analfabetismo e pobreza. "Não apenas de forma emergencial, mas possibilitando que as pessoas sejam capazes de alavancar seu próprio desenvolvimento", disse.

O analista do programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Dirk Hegmanns, reconheceu que o Brasil já conseguiu avanços significativos na área de educação, com a inclusão de 97% das crianças no ensino fundamental, mas ressaltou que o país ainda precisa melhorar a qualidade do ensino.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350311/visualizar/