Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 29 de Março de 2005 às 16:57
Por: Benedio Mendonça

    Imprimir


Brasília - A Secretaria de Saúde de Santa Catarina conseguiu mapear o principal foco de contaminação do mal de Chagas no estado. De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Carmem Zanoto, a grande maioria das pessoas que têm diagnóstico positivo para a doença informou ter consumido o produto no quiosque Barracão Penha 2, localizado entre as cidades de Navegantes e Penha, às margens da rodovia BR 101, no quilômetro 111.

"Acreditamos que a contaminação foi mesmo em Navegantes, mas isso tudo precisa ser reavaliado pela equipe de epidemiologia. Eles estão retornando a cada um dos pacientes para checar as informações. Agora, com os exames laboratoriais nós estamos fechando que é em apenas uma região do estado", afirmou a secretária.

A equipe da Vigilância Sanitária está trabalhando em campo com 20 entomologistas (especialistas em insetos), entre técnicos do Ministério da Saúde e do governo de Santa Catarina, e uma equipe de apoio do governo do Rio Grande do Sul. Até hoje, não há informação da captura de nenhum barbeiro (transmissor da doença) nessa área. Por outro lado, segundo Carmem Zanoto, ainda está sendo levantada a forma como se deu a contaminação. "Se foi no armazenamento ou na hora de triturar a cana", acrescentou.

Para a secretária, o importante é que com a interdição inicial feita nos estabelecimentos no dia 22 não foi registrado mais nenhum caso agudo da doença de Chagas. Carmem Zanoto informou que a Secretaria de Saúde vai disponibilizar a toda a população que consumiu caldo de cana nesse período os exames laboratoriais para verificar se houve contaminação. "Quem porventura tenha consumido o caldo e possa apresentar os sintomas mais tarde, precisamos tratar agora", observou.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está orientando os hemocentros públicos do país a classificar como inaptas para doação de sangue as pessoas que consumiram caldo de cana em quiosques às margens da BR 101, entre os municípios de Piçarras e Itajaí (SC). Segundo a secretária, todas as pessoas com esse tipo de doença não podem mesmo ser doadoras de sangue. "Na hora das entrevistas, todos os hemocentros fazem o exame de doença de Chagas. Mesmo que a pessoa nunca tenha tido nenhuma suspeita, o exame é rotina e essa já é uma legislação que vem sendo aplicada no país e com muita qualidade", disse.

O número de casos confirmados de contaminação pelo mal de Chagas em Santa Catarina é de 30 até agora. Os pacientes sintomáticos, ou seja, suspeitos de terem a doença, totalizam 136 casos. Cinco pessoas morreram em decorrência do contágio do Trypanosoma cruzi, transmissor do mal de Chagas. Há também o caso dos pacientes assintomáticos, pessoas que tomaram o caldo de cana, mas que não têm nenhum sintoma. A expectativa da Secretaria de Saúde do estado é de que o volume de exames para essas pessoas seja grande.

Nos próximos dias, a Secretaria Estadual de Saúde deverá liberar os estabelecimentos fechados pela fiscalização, mas com alguns critérios como o reforço dos alimentos in natura e melhor armazenamento da cana.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350366/visualizar/