Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 29 de Março de 2005 às 12:10
Por: Clarissa Oliveira

    Imprimir


São Paulo - O senador norte-americano Norm Coleman, que preside o Sub-Comitê para o Hemisfério Ocidental de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos, defendeu na manhã de hoje a possibilidade de o Brasil deter uma posição permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas. Apesar de ressaltar que suas declarações refletem uma opinião pessoal, o senador afirmou que o País tende a se transformar em uma das maiores economias do mundo e merece ocupar uma cadeira no organismo internacional.

Coleman, que também integra a comissão responsável pelas reformas na ONU, destacou que não se sente tímido em manifestar tal opinião, por "ser um político e não um diplomata". Ele disse ainda as mudanças estruturais serão essenciais para assegurar a capacidade do organismo de cumprir seu papel no cenário internacional.

"Eu, pessoalmente, acredito muito fortemente que o Brasil merece uma cadeira permanente no Conselho de Segurança pois o País é e será, se olharmos para o futuro, uma das maiores potências econômicas do mundo. Eu não falo em nome do meu governo mas sim como uma pessoa fortemente ligada ao compromisso de reformar a ONU para que a organização possa se tornar mais relevante e mais confiável e, no fim das contas, possa exercer um papel maior em lidar tanto com crises humanitárias quanto políticas", afirmou o senador.

Coleman participou hoje do seminário "Brasil contra a Pirataria" , organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A passagem do senador norte-americano pelo Brasil faz parte de uma viagem de seis dias pela América Latina para discutir questões relacionadas ao comércio entre os Estados Unidos e países da região. Além do Brasil, a viagem inclui compromissos na Venezuela e na Colômbia.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350444/visualizar/