Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 28 de Março de 2005 às 17:54
Por: Lilian de Macedo

    Imprimir


Brasília - O Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial, aberto hoje à tarde, pretende discutir estratégias para ampliar a participação de negros no mercado de trabalho e para a melhoria da saúde da população negra. O evento será aberto oficialmente amanhã (30), com a presença da secretária especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro.

De acordo com o subsecretário de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), João Carlos Nogueira, o encontro de hoje, que reuniu 50 gestores de vários municípios brasileiros, teve como objetivo dar as boas-vindas aos integrantes do fórum. "No ano passado, concluímos as atividades antes das eleições de outubro. E hoje temos gestores e prefeitos novos. Então, o objetivo desta tarde é explicá-los sobre o que é o fórum, seu papel e o que deve ser feito em 2005", explicou.

Nogueira informou que os municípios que participam do fórum firmam contratos de adesão com o governo federal para melhoria da educação, emprego e saúde da população negra. Segundo ele, a Seppir pretende firmar convênios com pelo menos 135 municípios este ano. "Queremos alcançar todos os Estados", disse Nogueira.

O subsecretário lembrou que aqueles que aderem ao fórum têm vantagens junto a organismos internacionais, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). "Todos os organismos internacionais exigem que os municípios tenham uma política pública envolvendo meio ambiente, gênero e raça. Além disso, o Ministério da Saúde acrescenta 50% ao valor repassado, se os municípios desenvolverem políticas locais de saúde para negros", afirmou.

A representante do Estado de Goiás no encontro, Marta Ivone, disse que pretende firmar o acordo. "Espero firmar o termo aditivo para que possa fazer as parcerias entre o governo do Estado e as prefeituras", disse ela.

João Carlos Nogueira informou que amanhã serão assinados novos convênios. Além disso, será anunciado o plano para o Ano Nacional de Formação da Igualdade Racial.




Fonte: Agencia Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350589/visualizar/